A expressão "Está tudo como dantes no quartel d’Abrantes" lhe diz alguma coisa?

A expressão "Está tudo como dantes no quartel d’Abrantes" remete a algo que permanece inalterado, mesmo diante de mudanças ou transformações no ambiente ao redor.

Ela pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano, tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo, e nos leva a refletir sobre a resistência às mudanças e a falta de evolução em determinados contextos.

Muitas vezes, nos acomodamos em situações que não nos fazem bem, permanecendo estagnados e resistindo a qualquer tipo de transformação ou renovação.

Isso pode acontecer por medo do desconhecido, por comodismo ou por simples falta de vontade de sair da zona de conforto. No entanto, é importante lembrar que a mudança é uma constante na vida e que é fundamental estar aberto a novas experiências e possibilidades.

No âmbito coletivo, a expressão também pode ser aplicada a situações em que instituições, organizações ou sistemas se mantêm inalterados, mesmo diante de evidências de que é necessário evoluir e se adaptar às novas demandas e realidades. Isso pode gerar estagnação, ineficiência e até mesmo retrocesso em determinados setores da sociedade.

Portanto, a reflexão sobre a expressão "Está tudo como dantes no quartel d’Abrantes" nos convida a questionar nossas atitudes e posturas diante das mudanças, estimulando-nos a buscar o crescimento, a inovação e a renovação constantes.

É preciso estar atento ao mundo ao nosso redor, ser flexível e adaptável, e não se acomodar em padrões ultrapassados que não nos levam a lugar algum. A vida é feita de transformações e é fundamental estar disposto a acompanhá-las e a se reinventar sempre que necessário.

A origem da expressão

No início do século 19, Portugal foi conquistado pelas tropas de Napoleão Bonaparte devido à recusa em fechar seus portos aos ingleses. Abrantes foi uma das primeiras cidades a ser invadida, onde o general Jean Andoche Junot estabeleceu seu quartel sem encontrar resistência significativa. Com a fuga de dom João VI e da corte portuguesa para o Brasil, e a população não oferecendo resistência, a calma com que o general governava fez surgir a expressão "Está tudo como dantes no quartel d’Abrantes", indicando que nada havia mudado na região.

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 19/04/2024
Código do texto: T8044875
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.