Sem rótulos

Uma sala acolhedora, cheiro de café, primeiro dia de curso de barista empreendedor, apenas nove alunos. Não diferente das demais aulas, tínhamos que nos apresentar.

— Qual o seu nome e o que te fez procurar o curso?

Indagou a professora, uma das melhores baristas do Brasil.

Mais ou menos na quinta apresentação, salve engano, começou a se apresentar um senhor, estava ao lado de sua esposa, aposentado da Marinha, moreno, altura mediana, semblante alegre.

— Sou Antônio Bispo, tenho sessenta e nove anos, aposentado, e o que me fez procurar esse curso foi devido a ter feito dois cursos anteriores, o primeiro foi de "Sommelier" com foco principal em vinhos, comecei a apreciar o gosto pelo vinho, a cada viagem uma garrafa bebida e outra trazida, montei uma enorme adega, achei pouco e fui fazer o segundo curso de Whysk, comecei a convidar os amigos e me amostrando e bebendo, sem perceber mas querendo, todo final de semana estava com a casa cheia e a ressaca no outro dia, para quem só bebia em eventos sociais me vi de encontro ao alcoolismo, então a única solução será fazer esse curso, pelo menos sei que não irei ser alcoólatra.

Me recordo deste dia e com ele lembro-me das risadas sem rótulos ou apontamentos, diante de várias pessoas que estavam para alcançar um projeto financeiro, estava esse senhor que humildemente nos mostrou o que são prioridades e escolhas!