Vida e Família: Árvore da vida e fatos - saudades e escritas - J B Pereira 2024 jan.

É no testemunho, fé, oração, perdão, catequese inicial, leitura da Bíblia e alegria da partilha, tudo isso pode indicar a saúde da família como Primeira Morada de Deus para cada pessoa. A base da vida espiritual e da ética cristã da Igreja precisa desse bom suporte. Daí, então, o solido exemplo e a formação dos pais diante dos filhos.

J B Pereira

Jaguariúna, 09/01/2024.

________________

Provavelmente, Batista, Carvalho, Nascimento são nome de judeus convertidos na Europa. Ou seja, judeus novos, vindos à América e ao Brasil.

Meu avó Francisco de Sales Pereira, assumiu de um padre o sobre nome Pereira. O Padre Nhozinho, que passava por São Miguel do Cajuru no final do século XIX. Na verdade, meu avó tinha antecedentes Ávilas, casados com Carvalhos e Batistas.

Os Nascimentos estão localizados no Rio das Mortes, MG, casados com Batistas, Carvalhos e Ávilas (do Cajuru). Meus pais eram primos de primeiro grau.

Meu pai nasceu em São Miguel de Cajuru, MG. Minha mãe Maria das Mercês Nascimento Pereira nasceu em São João del-Rei, MG.

Minha avó materna Maria Cândida Nascimento nasceu no Rio das Mortes e morreu em São João del-Rei, MG. Minha avó paterna Maria Luiza de Jesus nasceu em 07/10/1891, São Miguel do Cajuru, MG e aí foi enterrado (22/07/1987).

Grande parte da Vovó Luíza ou Vovó Rola (porque quando pequenina corria no curral atrás das rolinhas - daí Rola) no Cajuru, teve presença dos irmãos, irmãs, parentes como o Tio Quincas (seu irmão político do lugar). Mas, quem a acompanhou mesmo foi a Tia Chiquita, carinhosamente chamada assim a Francisca Corina de Carvalho, que nasceu no Cajuru em 19/02/2014). Era nervosa, não gostava de cozinhar, andar e visitar os parentes e vizinhos sim. Era alegre e acolhia as pessoas que iam visitar a vovó Rola. O café logo a Tia Chiquita fazia! Fiel na oração e no terço. E juntava dinheiro dos cooperadores para os padres salesianos e vocações sacerdotais. Tinha ciúmes da vovó Rola e do meu pai. Gostava de conversar e trocar lembranças.

Os meus parentes e pais, avós estão enterrados no cemitério de São Miguel do Cajuru. A rua do lado desse cemitério tem o nome de meu Pai Dr. Sebastião Pereira (Nhozinho da Rola).

Meu Pai foi pai de 9 filhos, dentista por Alfenas (MG), contador (BH), bancário do Banco Lavoura (São João del-Rei e Alfenas), advogado por Conselheiro Lafaiete.

Meu Pai sempre ia ao Cajuru para as festas de São Miguel, férias, fins de semana para descansar, para trabalhar como odontólgo em Unidade Móvel da Prefeitura de São João del-Rei, MG, ao lado de um médico.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 02/01/2024
Reeditado em 09/01/2024
Código do texto: T7967612
Classificação de conteúdo: seguro