Lembranças de São Tiago do Iguape terra onde meus pais nasceram

Esse causo que vou relatar é do interior da Bahia, mais precisamente pelas bandas de Santiago do Iguape terra de gente simples e acolhedora, vila de pescadores e de agricultura familiar .No período de férias em Salvador eu ia passar lá em São Tiago do Iguape terra onde meus pais nasceram eu, nasci aqui em Salvador, mas o interior para mim era como se fosse a Disneylândia brincava de várias coisas fazia balanço no pé de jaca no quintal, de meus avôs com meus primos colhia frutas do pé manga, limão, jaca, coco entre outas frutas provenientes da região tudo fresquinha sem os venenos dos agrotóxicos.

Me recordo do lugar onde íamos buscar água era um minadouro um pouco distante da casa de meus avós, mas era necessário encher as vasilhas purrão ou talhas como era conhecido hoje modernizou acredito que talvez em algumas casas do interior mesmo com água encanada tenham, era dureza buscar água longe eu tinha um pouco de medo meus primos cortava caminho pelo mato para encurtar a distância eu estava acostumada aqui em Salvador abrir a torneira e cair água achava esquisito, mas pra quem é da cidade grande tudo é festa eu ia.

Lembro de um carreira que eu tomei de uma vaca prenha pense no sufoco o animal com instinto materno em proteger sua cria me fez correr por dento do manguem para escapar da fúria em que se encontrava corri sem olha para traz me cortei bastante nos espinhos do manguezal, mas só me dei conta que estava machucada pelos espinho quando cheguei na praça em frente à Igreja Histórica de São Tiago do Iguape é linda fica imponente de frente para o mar mas necessita de um olhar mais cuidadoso dos poderes públicos essa igreja foi importante na conquista de nosso território ,mas essa história eu conto outro dia.

A história da vaca que me colocou para correr foi assim: Tinha um grupo de moradores que saiam para pescar quando a maré ficava baixa era uma festa todos os vizinhos que mariscavam formavam seus grupos e iam em direção ao manguem, mas para cortar caminho como sempre no interior tem disso iam pelo pasto onde os animais ficavam, mas avisavam cuidado tem vaca parida se ela levantar o rabo corre que ela vai atacar e foi exatamente assim que uma me deu um tremendo susto e me fez virar atleta que até hoje me recordo.

Lembro bastante de uma tia irmã de meu pai conhecida como Nicinha pense em alguém com um coração enorme era ela quando uma vizinha ia pedir alguma coisa a ela acreditem mesmo com pouco repartia o que tinha, mas o vizinho não saia de mãos vazias.

São Tiago do Iguape quanta saudade guardo muitas boas lembranças em meu coração minha querida tia Maria Eunice Moreira conhecida como Nicinha tão simples criava filhos e netos nunca se queixava da vida sempre dizia com fé em Deus vai chegar ela foi mordida por uma cobra de nome malha de sapo mais conhecida cientificamente pelo o nome de jararaca-malha-de-sapo muito venenosa, minha tia depois desse acidente com a cobra ficou com a saúde bastante debilitada sentia muitas dores e apresentou alguns problemas cardíacos entre outros no interior muitas utilizam remédios caseiros e benzedeiras não sei se o caso de minha tia foi esse ela faleceu tempos depois...

Convivi pouco com meu avô por parte de mãe mas, ele era um doce tinha muito chamego com os netos e netas quando viajava de Salvador para ficar no interior quando a minha avó esposa desse meu avô de nome Maria Paula Soares era muito respeitada no interior era doceira, dona de casa,rezadeira,fazia artesanato para a festa conhecida como terno de Reis, colocava presente nas águas para a fresta de Iemanjá era na casa de minha avó que era a saída dos presentes tinha suas raízes nas religiões de Matrizes africana e também no catolicismo frequentava a Igreja de São Tiago do Iguape. Meu pai me contou que ela fazia procissões de lanternas na festa de Terno de Reis, fazia a trezenas de Santo Antônio entre tatas outas festa minha vozinha sabia fazer pena que quando eu nasci ela faleceu o que sei sobre ela foi meus pais e tios que contaram e agora estou aqui cotando a vocês, ela faleceu por causa de uma extração dentaria deu abcesso infeccionou e ela infelizmente veio a óbito a mais de cinquenta anos atrás pena não ter convivido com ela ,mas ela também era bordadeira de mão cheia e ensinou o ofício a minha mãe que também sabia bordar com ninguém.

Não posso deixar de falar de minha avó paterna ela era negra bem retinta como se fala nos dias atuais era casada com um homem branco de olhos verdes o nome do meu avô era Manoel Moreira com minha avó tiveram alguns filhos o apelido dele era mané barriguinha por ser barrigudinho.

Lembrar desse passado gostoso é gratificante são memorias de infância que deixou muitas saudades era o tempo que não existia as facilidades e acessos que temos hoje a jogos eletrônicos e ismartfones potentes as brincadeiras eram nas portas das casas tudo virava uma enorme diversão pega pega, bate lata, pula corda, chicotinho queimado, melancia, boca de forno, gangorras nos pés de manga, de jaca onde desse para colocar a gente amarrava a corda não tinha a violência que encontramos nos dias atuais o respeito aos mais velhos era lição de casa a benção aos pais também.

Em São Tiago do Iguape é também de origem quilombola tem muitos grupos de samba chula aquele samba arrastando o pé coisa que só que conhece a origem desse samba faz com perfeição. Eu gostaria muito que os poderes públicos investissem nesse pedacinho de chão levando um pouco mais de modernidade a população é carente de emprego as oportunidades são escassas. É uma região muito bonita se fosse bem explorada daria um polo turístico com excelentes retornos poderia investir em pousadas, fazer turismo na região quilombolas, na vila de São Francisco, na Igreja histórica de São Tiago do Iguape, levar atrações turísticas no período junino as festas juninas só é realizada no período de São Pedro, São João não tem nenhuma atração isso é um grande falha dos poderes públicos seria uma forma de gerar emprego e renda mesmo de forma temporária para a população que é bastante carente.

Meu pai e minha mãe tiveram pouco estudos na época só tinha escola até o quarto ano primário era assim que se chamava quem tinha condições de continuar os estudos iam para a cidade de Santo Amaro da Purificação continuar os estudos que fica a alguns quilômetros de São Tiago do Iguape quem não tinha como foi o caso de meus pais dava-se por encerrados os estudos.

Meu pai começou a trabalhar aos nove anos de idade na roça de quiabo de meu avô ele contou que sempre vinha para Salvador junto com meu avô vender quiabo na feira que se chamava água de menino hoje mais conhecida com feira de São Joaquim, meu pai também saia para pescar de saveiro foi em uma dessa viajem que aconteceu um acidente muito grave com ele o mastro do saveiro caiu em suas pernas deixando muito machucadas ele me contou que foi um dor insuportável pois a perna esfolou tirando a pele toda foi o que ele me relatou.

Vou falar um pouco de minhas tias por parte de mãe as que eu convivi eram tia Esmeraldina tia amorosa cozinheira de mão cheia marava em Salvador no bairro de Capelinha eu passava os domingos na casa dessa tia ficava ansiosa para chegar logo os domingos para provar suas deliciosas comidas e rever meus primos era tão bom ela também já faleceu era evangélica Testemunha de Jeová muito fervorosa teve ao total de 9 filhos se não me recordo criou todos com muito amor e sacrifício com seu esposo Henrique já falecido também hoje alguns já encontrasse aposentados e outros ainda seguem seus trabalhos todos muito bem criados.

Minha tia Joselita Isabel era uma tia também de enorme coração ajudou muita gente inclusive minha família quando o desemprego batia a porta dos meus pais ela sempre estendia a mão para nos ajudar afinal eram 7 crianças que precisavam do alimento, seu apelido era zelita a religião de minha tia era o Candomblé ela seguia os ensinamentos da religião de matrizes africanas era feliz por ter feito essa escolha infelizmente por parte de mãe eu só tenho vivo um tio que mora ainda em São Tiago do Iguape o nome dele é Antônio conhecido por toinho por ter nascido no mês do Santo Antônio recebeu o nome de Antônio ele é simples de coração enorme sabe contar causos como ninguém tem suas crenças e não abre mão delas acredita nas folhas que curam várias doenças não gosta muito de ir ao médico é uma luta só vai se tiver ruim mesmo é levado contrariado com seus 87 anos ele é assim conversa com os caboclos e os que eles aconselham ele segue à risca.

Tio Josué é irmão de meu pai conhecido carinhosamente com Joca católico de muita fé de um coração gigantesco também nos ajudou muito quando meu pai ficava desempregado tio joca estava ali estendendo sua mão ele mora até hoje no bairro chamado Arraial do Retiro em Salvador pense num homem que ajudou junto com a esposa Valquides e tia pichita a criar os filhos de muitos moradores do bairro que frequentavam a casa deles por conta disso meu tio é muito respeitado onde mora todo mundo que o conhece gosta muito dele.

A força desse tio acredito que realmente vem de Deus ele teve um casal de filhos lembro que quando o filho dele teve uma doença incurável que tirou sua vida tão jovem e esse primo morreu nos braços de meu tio quando ele dava banho e nesse mesmo dia eu tinha ido visitá-lo quando cheguem em casa o telefone tocou era meu tio que falou assim para mim Deus me deu Deus tomou bendito seja o nome do Senhor eu cair em choro sabia que meu primo tinha partido , mas meu tio forte disse ele agora está nos cuidados de Deus só quem tem muita fé em Deus é capaz de falar palavras confortantes mesmo em meio a tanta dor.

Apesar das predas eu sou grata a Deus por ter convivido com meus parentes cada um com suas particularidades mais o amor ao outro nunca faltou pelo contrário eles distribuíram as vezes me pergunto porque pessoas tão boas têm que partir tão cedo? Foram muitas perdas, mais o que se há de fazer é o caminho de todos um dia teremos que ir também eu também não posso deixar de falar de um primo querido muito bondoso que morreu durante a pandemia no período da COVID-19 a doença infeliz ceifo a vida de tanta gente parentes e amigos e vizinhos se foram durante essa pandemia. Meu primo era funcionário do INSS cheio de vida sonhos e projetos era gente boa como se fala aqui em Salvador não tinha apego a bens matérias não fazia questão de nada o que ele buscava sempre era ser feliz sofri muito com a partida dele e nunca vou esquecer ele foi embora no dia 10 de maio no mesmo dia que faria 54 anos quanta falta ela faz era gente boa de verdade.

A nossa família permanece firme com a chegada dos netos que é a nossa continuação velos crescer e muito bom se tornando adolescentes algum já adulto em busca de sua independência é gratificante desejo a todos que continuem no caminho que seus pais lhes educaram de respeito ao próximo, tendo responsabilidades pelos seus atos e principalmente buscando algo melhor que seus pais através dos estudos.

Eu tenho uma prima que considero irmã por ter convivido com meus pais quando criança ela é simplesmente apaixonada por São Tiago do Iguape Iraci soares Oliveira mais conhecida como Ira tem suas raízes nessa terrinha nasceu lá conviveu com minha avó por parte de mãe que também ajudou a criá-la ela quando fala de minha avó ainda se emociona os olhos enche de água, pois ela aprendeu muito com minha vozinha.

São tantas boas lembranças de São Tiago do Iguape, vizinhos do tempo de minha mãe, de meus tios e primos quanta simplicidade que eu percebo que para ser feliz o importante é a saúde, educação, bons amigos e principalmente manter firme as suas crenças, valores e ensinamentos.

Elisete Soares Moreira
Enviado por Elisete Soares Moreira em 22/09/2023
Código do texto: T7891576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.