Egito - relato de viagem

Fizemos um belíssimo passeio no Egito!

Visitamos o gigantesco Templo de Karnak, vimos o colorido Templo de Luxor (Tebas das 100 portas!). Tomamos chá no barulhento Bazaar de Luxor!

No Vale dos Reis, vimos por dentro três tumbas de faraós, magníficas, luxuosas, artísticamente docoradas. Até entramos na famosa tumba de Tut Ankh Amon e vimos sua múmia!

Visitamos o enorme Templo de Habu, vimos de pertinho os imensos Colossos de Memnon, observamos os muitos detalhes do belo Templo de Edfu, do deus Horus. Visitamos o lindo templo realocado de Philae, dedicado à poderosa Ísis e a Hathor.

Ficamos encantados com o Templo de Kom Ombo, do deus Sobek crocodilo e do deus Horus gavião. Vimos múmias de crocodilos! e hieroglifos mostrando os instrumentos cirúrgicos da época, de 2500 a.C.!

Passeamos de Feluca pelo Rio Nilo! Avistamos o íbis, e um belo pôr-do-sol. Entramos nas águas geladas do Nilo! O meu amorzão até nadou! Mazá! UAU! Andamos de camelo (dromedário!). Que experiência!!!

Visitamos uma aldeia remanescente da etnia Núbia, e experimentamos as famosas especiarias. Vimos o grande monumento à amizade egípcio-russa na Grande Represa de Aswan.

Ficamos admirados com a grandiosidade dos Templos de de Ramsés II e Nefertari em Abu Simbel, escavados na pedra!, e depois realocados!

Vimos em Saqqara a pirâmide de degraus de Djoser e Imhotep, e uma tumba de 2640a.C. mostrando cenas do cotidiano, perfeita!, impressionante!

Vimos em Menfis o Colosso de Ramsés II e sua lindíssima Esfinge de Alabastro.

No Cairo, regateamos e compramos no Bazaar de 1382d.C. Khan el Khalilli. E o Rodrigo pôde entrar na Mesquita Hussein!

Amamos - amamos - amamos - o Museu Egípcio, com todas as suas magníficas peças. Desde o Antigo Império, Médio, Novo, o incrível tesouro da tumba de Tut-Ankh-Amon, seus deslumbrantes sarcófago e máscara mortuária, a fantástica sala das múmias - inclusive com Hatchepsut e Ramsés II! A fascinante arte da escultura, seja em granito rosa, basalto preto, pedra calcária, alabastro, ébano, madeira, as pinturas de patos! com seus pigmentos conservados até hoje! Os colossos, os sarcófagos, a réplica da Pedra de Roseta (devolvam, ingleses!), tudo tudo.

E, é claro, em Gizé, que MARAVILHA! As Pirâmides e a Esfinge! Que MARAVILHA! Sem palavras... só Que MARAVILHA!