COMO SE FALA EM PIRSCICABA...?!

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA A QUEM FOR A QUERIDA CIDADE DE PIRACICABA...

Registro do sotaque como patrimônio reúne expressões em Piracicaba, SP

Processo de tombamento do jeito 'caipiracicabano' de falar foi iniciado.

Além do 'erre' puxado 'dialeto' tem variações curiosas; confira algumas.

O processo de tombamento do sotaque "caipiracicabano" como patrimônio público imaterial, iniciado em Piracicaba (SP), está em fase de documentação em áudio, vídeo e texto das expressões típicas do linguajar característico do interior de São Paulo. É que além de puxar bem o "erre" e dar ênfase na pronúncia de algumas vogais, moradores da região têm um jeito todo peculiar de se comunicar (veja exemplos no vídeo acima ou na lista abaixo).

O órgão responsável pelo processo para documentar e reconhecer o “dialeto” em Piracicaba é o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural ( Codepac) do município. "Você tem que manter esse registro. Isso (o sotaque) tem que ser registrado e você tem que deixar isso para divulgação, para que não se perca com a história", disse o presidente do Codepac, Mauro Rontani.

'Arco, Tarco, Verva'

O escritor e jornalista Cecílio Elias Neto criou há mais de 20 anos o livro "Arco, Tarco, Verva" (álcool, talco, água velva, na tradução para o português oficial), que é um "dicionário do dialeto caipiracicabano". O catálogo tem mais de 200 páginas com dados históricos e curiosidades sobre o vocabulário local.

Cecílio pesquisa o sotaque há décadas e conta que, na época do Império, o "erre" carregado também era muito mais comum na capital paulista. "Quando foram instalar a faculdade de direito em São Paulo, o Senado Imperial vetava porque dizia que São Paulo não sabia falar, que São Paulo falava tudo errado", disse.

Porta, Porteira e Portão

Parte das referências e das expressões típicas é exposta até dia 22 deste mês no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, que fica no Centro da cidade. A exposição "Porta, Porteira e Portão - modo de falarrr e costumes do interiorrr " mostra a origem de algumas palavras e, para indicar quanto a variedade linguística ainda é viva entre moradores, um painel foi montado para que os visitantes colaborem com frases e "vocábulos" típicos.

Confira exemplos de expressões típicas em Piracicaba e no interior de São Paulo:

Proseia = conversa

Lonjura = distância

Absurdado = espantado

Pagá a língua = ser punido pelo que disse

Queimá paia = conversa fiada, à toa, sem relevância

Põe reparo = observa

Tisorá = falar mal

Apeá = ir

Negadinha = grupo de pessoas

Bardeá = transportar de um lugar para outro

Cardo com massa = sopa

Cascá o bico = rir muito

Réiva = raiva

Arco = álcool

Tarco = talco

Mió du boi = carne bovina de qualidade

Enverga mai num quebra = resiste

Carque duro = realizar uma tarefa com disposição, vontade; colocar com força

Arruinô = infeccionou (ferimento)

Trupicá = tropeçar

Um tirinho = rápido

Sarto = Salto (do rio)

Fórfe = fósforo

Forfé = confusão

Carcule = pense direito

Reio = chicote

Traia = amontoado de coisas, objetos úteis ou inúteis

Picá o trecho = fazer o caminho de sempre, ir embora

Picá a mula = fugir em velocidade

" TEM CERTEZA QUI ESSA "PORVA" NA MINHA ESPINGARDA NÃO MATA??? DEI SÓ UM TIRINHO E O CABRA MORREU... SÓ!!! "

Curiosidade "CAIPIRA"

Segundo o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, caipira provém do termo tupi-guarani kaai’pira, onde kaa significa mato, i’ significa água e pira significa peixe, ou seja, “aquele que vive no mato, à beira do rio, comendo peixe”.

Nota do divulgador:- Se vais a Piracicaba tome cuidado para não rir quando eles falam senão tu perdes um amigo!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 25/07/2024
Código do texto: T8114198
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.