AS PALAVRAS MAIS BONITAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

 

Outro dia, vi na Internet uma lista que alguém publicou, das palavras mais bonitas da língua portuguesa. Fiquei impressionada com a quantidade. Eu as li em voz alta e sua sonoridade e beleza cresceram ao som de minha voz. São muito belas também pelo que significam. Quisera eu empregá-las mais amiúde em meus textos, porém, de muitas nem sei o significado.

 

Dariam muito mais trabalho de ir ao dicionário para consulta. É bem verdade que sou useira e vezeira do dicionário desde meus tempos de primário. Não sei quantas palavras tenho em meu vocabulário, muitas, muitíssimas, com certeza, e nem sei quantas minha cansada memória é capaz de guardar. Daquelas que li, poucas uso em minha fala diária e, a maioria, só emprego na escrita para dar mais elegância aos textos. Falando daquele jeito, na linguagem coloquial, iriam me taxar de pernóstica. Ainda bem que a literatura permite e o papel recebe essas extravagâncias. E me alegra que meus textos possam ser mais ricos que minha fala.

 

Rica mesmo é a língua portuguesa que contém pérolas de que nem suspeitamos e que não usamos.

 

Anotei algumas das mais bonitas e que são comumente empregadas:

 

Saudade - esperança - fé - liberdade - respeito - amor - paz - felicidade - plenitude - reciprocidade - sonho - carinho - sorriso - gentileza - empatia - luz - integridade - coragem.


Entretanto, há outras, não muito comuns, que são bonitas em sua morfologia, na fonética e em seu significado. 

 

Esfalfar - senescência - diletante – quimera-– jaez - lúgubre - vicissitude - resiliência - elã - mercê - ígneo - ululante - vultuoso - alvíssaras - augúrio - beneplácito - deletério – reciprocidade - plenitude. E por aí vai...

 

Portanto, não há nenhuma razão para usarmos palavras de outras línguas, uma vez que nosso próprio idioma é tão rico e nos oferece tantos recursos.

 

 

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 28/07/2023
Reeditado em 25/08/2023
Código do texto: T7848363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.