Resumo dos temas FUNÇÃO GRAMATICAL (SUJEITO, PREDICADO, OBJETO) e CLASSE GRAMATICAL (SUBSTANTIVO, ADJETIVO, NUMERAL, VERBO, PREPOSIÇÃO, ADVÉRBIO, PRONOME, ARTIGO))

INSERIDO NO RL link:

https://www.recantodasletras.com.br/trabalhos-escolares-de-portugues/7756302

Resumo dos temas

CLASSE GRAMATICAL (SUBSTANTIVO, ADJETIVO, NUMERAL, VERBO, PREPOSIÇÃO, ADVÉRBIO E PRONOME). Veja também outras CLASSES GRAMATICAIS (artigo, pronome de tratamento)

e FUNÇÃO GRAMATICAL (SUJEITO, PREDICADO, OBJETO)

CLASSE GRAMATICAL (SUBSTANTIVO, ADJETIVO, NUMERAL, VERBO, PREPOSIÇÃO, ADVÉRBIO E PRONOME)

Na gramática, estudamos importantes pontos/elementos da fala e da escrita para poder compreender cada vez melhor o que é falado para nós, pela voz ou pela escrita.

Nesse estudo, veremos estes importantes elementos estudados na gramática (classes gramaticais):

“Substantivo”, “Adjetivo”, “Numeral”, “Verbo”, “Preposição”, “Advérbio” e “Pronome”.

Esses elementos podem estar nas frases que falamos diariamente, a depender da mensagem que queremos dizer, dentro do campo do sujeito ou do campo do predicado.

Vamos estudar o primeiro elemento. Ok?

I-0

Substantivo - essa palavra significa sempre algo ou alguém. Pode ser algo visível, como uma pessoa ou coisa, nesse caso é chamado de substantivo concreto (exemplos: comida, celular, aluno, etc). Pode ser algo invisível, como um sentimento ou uma ideia (exemplos: alegria, ar, adaptação, etc).

Veja a definição de substantivo, por DIANA:

Substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral, desde objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros, tais como: Ana, Brasil, beleza

Conforme a mensagem que se quer dizer, o substantivo pode ser cercado de adjetivo ou numeral (entre outras palavras). Veremos aqui apenas a classe do adjetivo e a classe do numeral.

I-1

Adjetivo é uma palavra que modifica o substantivo. Ele dá qualidade ao substantivo.

Exemplo: ônibus desconfortável. Aqui se qualifica o ônibus de desconfortável. Então desconfortável é um adjetivo que dá qualidade (negativa) ao ônibus (sujeito)

Veja a definição de DIANA para adjetivo:

Adjetivo é a palavra que caracteriza, atribui qualidades aos substantivos, tais como: feliz, superinteressante, amável.

I-2

Numeral é uma palavra que mostra a quantidade ou posição do substantivo.

Exemplo: Três rosas. Aqui se mostra que a quantidade das rosas (substantivo) é três.

Outro exemplo: segunda cadeira. Aqui se mostra que a posição da cadeira (substantivo) é a segunda.

Veja a definição de DIANA para numeral:

Numeral é a palavra que indica a posição ou o número de elementos, tais como: um, primeiro, dezenas.

Vamos agora estudar mais um elemento. Ok?

I-3 -

Verbo é uma palavra que significa ação (exemplo: agir, rir, falar etc.) ou situação (estado de alguém ou de coisa), exemplo: ser, estar, permanecer, continuar etc.).

Veja a definição de DIANA para verbo:

Verbo é a palavra que indica ações, estado ou fenômeno da natureza, tais como: sair, correr, chover.

Conforme a mensagem que se quer dizer, o verbo pode ser cercado de:

I-4

Preposição - é uma palavra que liga dois elementos em uma frase.

Veja a definição de DIANA para preposição:

Preposição é a palavra que liga dois elementos da oração, tais como: a, após, para.

Exemplos de preposição: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

No nosso estudo, veremos que a preposição liga o verbo a um complemento da frase, o que ajuda a compreender melhor QUAL o significado do verbo na frase. Exemplo1: ir para o carro. Exemplo2: ir no carro.

Veja aqui que o verbo “ir”, no exemplo1, com a preposição “para”, significa ir em direção ao carro.

O verbo “ir”, no exemplo2, com a preposição “em” (no = em + o), significa ir dentro do carro.

Então para compreender a exata mensagem utilizando o verbo IR, o uso da preposição foi importante. Concorda?

I-5

Advérbio - é uma palavra que modifica (acrescenta características/itens a) um verbo ou um adjetivo ou um outro advérbio.

Veja a definição de DIANA para advérbio:

Advérbio é a palavra que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, exprimindo circunstâncias de tempo, modo, intensidade, entre outros, tais como: melhor, demais, ali.

Exemplos de advérbios: não, hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente, pouco, muito, alto, contrariamente, entrementes, demais.

Agindo sobre um verbo, o advérbio pode indicar que a ação (verbo) ocorre numa intensidade (exemplo1: correu muito), numa negação (não correu), num tempo (correu tarde), numa conformidade (correu conformemente).

Exemplo do uso do advérbio de intensidade junto ao verbo/ação - (verbo = reagir) -> Ele reagiu demais).

Então o advérbio (acrescentado ao verbo) pode ser sobre a relação do verbo com o tempo (exemplo 2: Ação/verbo = agir -> ele agiu tardiamente).

Para saber sobre mais características do advérbio, veja o vídeo no site:

< https://www.youtube.com/watch?v=eoZ0aEJQACg>

Agora vamos estudar outro elemento igualmente importante da fala/escrita, que está guardado também nos livros de gramática. Ok?

I-6

Pronome

Também estão presentes na fala ou frase escrita os pronomes. Existem vários tipos de pronomes ( CASO RETO, OBLÍQUO, POSSESSIVO, DE TRATAMENTO)

Pronomes são palavras que substituem o substantivo de uma frase.

Veja a definição de DIANA para pronome:

Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a relação das pessoas do discurso, tais como: eu, contigo, aquele.

O substantivo pode ser substituído na fala ou frase escrita pelos pronomes do CASO RETO ou OBLÍQUOS.

São exemplos desses pronomes do caso reto: "eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas". Esses pronomes substituem o substantivo na função de sujeito.

Exemplo de frase com substituição do substantivo (Amanda) pelo pronome (Ela): Amanda me chamou -> Ela me chamou

São exemplos dos pronomes oblíquos: "me, mim, te, ti, o, a, se, lhe, ele, ela, si, nos, vos, os, as, lhes, eles, elas. Esses pronomes substituem o substantivo na função de objeto.

Exemplo de frase com substituição do substantivo (pipoca) pelo pronome oblíquo (a): Amanda comeu a pipoca -> Amanda comeu-a

O pronome também pode assumir a função do adjetivo (modifica o substantivo) com a ideia da posse. É o que acontece com os pronomes POSSESSIVOS. Alguns exemplos de pronomes possessivos: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Exemplo de frase de pronome possessivo substituindo a modificação do substantivo “amigo” (de Rebeca) pelo pronome possessivo (dela): O amigo de Rebeca telefonou -> O amigo dela telefonou.

Os PRONOME DE TRATAMENTO são usados para se dirigir às pessoas com quem se fala (2.ª pessoa). Eles representam as formas educadas, de acordo com a idade ou cargo ocupados, e assumem o papel de pronomes pessoais (FERNANDES).

Você (v.) é um pronome de tratamento que é, todavia, utilizado em situações informais.

Três exemplos de pronome de tratamento:

Senhor(es) e Senhora(s) - sr. e sra. srs. e sras. - para tratamento formal;

Você(s) - v. v. - para tratamento informal;

Vossa(s) Alteza(s) - V.A. VV. AA. - para se dirigir a príncipes e princesas, duques e duquesas.

Para saber mais sobre pronome, veja os vídeos nos links:

https://www.youtube.com/watch?v=PQRdgiIutrE

https://www.youtube.com/watch?v=cZ3MmXT0uys

https://www.youtube.com/watch?v=ocwqxQmGHuU

I-7

Artigo

Uma palavra que usamos bastante ao falar e escrever é "a", "o", "as", "os", "um", "uma", "uns", "umas", antes de um substantivo para DETERMINAR o substantivo do qual se fala, OU para deixar INDETERMINADO o substantivo do qual se fala.

Observe o exemplo: (1) José viu um carro. (2) Ele achou o carro bonito. (3) Então ele quis o carro.

Perceba que na frase (1), o carro é indeterminado ainda para o leitor/ouvinte. Porém, nas frases (2) e (3), o carro é determinado, ou seja, o leitor/ouvinte já sabe de qual carro se fala, tanto que o falante/escritor qualifica o carro de bonito e de desejado por José. Entendeu?

Veja a definição de DIANA para artigo:

Artigo é a palavra que antecede o substantivo, tais como: o, as, uns, uma.

Exemplos de frases com artigo:

O menino saiu.

As meninas saíram.

Uns meninos tocaram a campainha.

Uma chance é o que preciso.

Os artigos são classificados em: definidos ("a", "o", "as", "os") e indefinidos ("um", "uma", "uns", "umas").

Saiba mais sobre artigo no link: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/artigo.htm

FUNÇÃO GRAMATICAL (SUJEITO, PREDICADO, OBJETO)

Agora que você já sabe algumas classes gramaticais poderá entender melhor a Função Gramatical (sujeito, predicado, objeto)

1 -

Quando falamos, as palavras seguem uma organização, conforme aprendemos desde pequenos. Se você parar para pensar sobre a frase que você fala mais vezes durante o dia, verá que ela tem uma ordem.

Veja esse exemplo. Se você fala “o ônibus chegou”, há três palavras nessa frase. Uma palavra é “o”, outra palavra é “ônibus” e a terceira palavra é “chegou”.

Na gramática, é dito que há palavras que significam “ação ou ligação”. Essas palavras funcionam como predicado/predicativo. No exemplo acima, a palavra que significa ação é “chegou” (verbo chegar)

Também é dito que há palavras que significam “alguém ou algo que atua/age”. Essas palavras funcionam como sujeito. No exemplo acima, a palavra que significa algo é “ônibus”

Na gramática, também e ainda é dito que há palavras que significam “alguém ou algo que recebe/sofre a ação do sujeito”. Essas palavras funcionam como objeto.

Então, se você fala “o motorista abriu a porta”, há cinco palavras nessa frase. Uma palavra é “o”, outra palavra é “motorista”, a terceira palavra é “abriu”, depois vem a palavra “a”, a quinta palavra é “porta”. No exemplo acima, a palavra que significa algo que sofreu a ação é “porta”. Pense: a “porta” sofreu a ação “abriu”. Concorda?

Então, quando você fala/escreve, podemos perceber na sua mensagem SUJEITO, PREDICADO e OBJETO. Certo?

2 -

Agora que você já sabe que temos sujeito, predicado e objeto, na fala ou na escrita. Podemos dizer que:

- O sujeito é a parte da frase que diz quem age (=pratica a ação) (a origem da ação).

- O predicado é parte da frase que diz qual a ação do sujeito (qual a ação é realizada).

- O objeto é a parte da frase que diz o que/quem recebe a ação do sujeito (o alvo da ação)

Por exemplo, dizemos que em “fulano fez algo”.

O sujeito é “fulano”.

O predicado é “fez algo”.

O objeto é “algo”.

Então podemos dizer que, nas nossas falas, podemos ter palavras na função de sujeito, na função de predicado, na função de objeto, entre outras funções previstas na gramática.

Neste estudo, veremos apenas a relação das palavras com a função de sujeito ou predicado ou objeto.

Veja o esquema abaixo, para compreender melhor o que escrevemos acima:

_SUJEITO_+ __PREDICADO (OBJETO E OUTROS ELEMENTOS) => SÃO FREQUENTES NA FALA/ESCRITA

(Campo do sujeito) + (campo do predicado) = campos frequentes na fala/escrita

Perceba que o OBJETO fica dentro do campo do predicado.

Referências:

DIANA, Daniela. As 10 classes de palavras ou classes gramaticais. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/classes-de-palavras/>;

FERNANDES, Márcia. Pronomes de tratamento. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/pronomes-de-tratamento>;

NOSLEN. Pronomes (aula 1, aula2, aula3). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=PQRdgiIutrE >; disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=cZ3MmXT0uys >; disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ocwqxQmGHuU>.

CEJA VO
Enviado por CEJA VO em 10/04/2023
Reeditado em 19/05/2023
Código do texto: T7760351
Classificação de conteúdo: seguro