Somente para os apaixonados pela língua inglesa

Etimologia

Parte 3 & 4

Etimologia dos dias da semana em inglês

 

Mas afinal, quais foram os deuses escolhidos para designar os dias da semana em inglês? 

01- Sunday – domingo - O nome Sunday vem de Sunnandæg (inglês arcaico), e o significado é Dia do Sol (Day of the Sun) — Sun (sol) Day (dia) —, é muito comum a adoração aos deuses do Sol em diferentes mitologias, e esse nome é em homenagem à deusa da mitologia nórdica, Sól, ou Sigel, a deusa do Sol. 

 

02- Monday - segunda-feira - O nome Monday vem de Mōnandæg (inglês arcaico), e seguindo a mesma estrutura de Sunday, o seu significado é Dia da lua (Day of the Moon) — Moon (lua) Day (dia) —, esse nome é em homenagem à Lua e sua personificação, deus Máni. Ele era irmão da deusa Sól, e enquanto uma ganhou o dia do sol, o outro ganhou o dia da lua.

 

03- Tuesday - terça-feira - O nome Tuesday vem de Tiwesdæg (inglês arcaico), e o seu significado é Dia do Tiw (Tiw’s Day) —, o nome Tiw ainda pode ser encontrado como Tew, Týr, Tyr ou Tywar, ele era o deus da guerra e do combate na mitologia norueguesa e no paganismo germânico e precursor de Odin.

Obs: Você também encontrará versões da história com a estrutura Týr’s Day.

 

04- Wednesday - quarta-feira  - O nome Wednesday vem de Wōdnesdæg (inglês arcaico), e o seu significado é Dia de Woden (Woden’s Day) —, você já ouviu falar de Woden? Não? E de Odin, o  líder dos deuses nórdicos? Woden é uma variação do inglês antigo para o nome de Odin, o pai de todos. O nome Wednesday é uma homenagem a ele.

Obs.: Se você acompanha a série American Gods, na Prime Vídeo, já deve ter se perguntado o porquê do personagem vivido por Ian McShane (Odin) ser chamado de Mr. Wednesday, não é mesmo? Agora você já sabe...

 

05- Thursday - quinta-feira - O nome Thursday vem de Þūnresdæg (inglês arcaico), e o seu significado é Dia do Punor, conhecido como Thor (no inglês moderno) — esse recusa explicação, não é? O deus do trovão na mitologia norueguesa e no paganismo germânico, um dos mais famosos deuses nórdicos da atualidade e filho de Odin (Woden), o todo-poderoso. Thursday é baseado no nome Dies Iovis, do Latim, Dia de Júpter (Thor’s day). Thor é muito conhecido atualmente por ser um dos membros dos Vingadores, da Marvel.

 

06- Friday - sexta-feira - O nome Friday vem de Frigedæg (inglês arcaico), e o seu significado é Dia de Frige (Freya’s Day) —, em homenagem a Freya, esposa de Odin, o todo-poderoso, e madrasta do deus do trovão, Thor, também deusa da fertilidade, da união, do amor e uma guerreira muito poderosa, que antes de se tornar esposa de Odin, era uma das Valquírias. Ela é associada a Vênus, deusa romana do amor, da beleza e da fertilidade.

 

07- Saturday - sábado - Diferentemente dos outros dias da semana, que tem com base os deuses Nórdicos, o sábado tem origem em um deus Romano. A tradução Anglo-Saxã original de Saturday era Saeturnesdaeg, e o seu significado é Dia de Saturno (Saturn’s day) —, é o único dia da semana que manteve suas origens romanas, ele homenageia o deus Saturno.

Aposto que você não sabia desta curiosidade, não é mesmo? 

--------------------------------------------------------------------

Etimologia das estações do ano em inglês

 

Nota: Qual é a origem das estações do ano?

 

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.

 

01- Summer - verão - Inglês arcaico "sumor" - raiz do Proto-Germânico "sumur"

 

02- Winter - inverno - Inglês arcaico "wintru" - raiz do Proto-Germânico também.

 

03- Spring - primavera - Inglês arcaico "springan". A palavra em sí também tem a conotação de crescer, pular, saltar, brotar, exatamente como fazem as flores nesta época do ano. 

 

04- Fall - outono (Autumn no inglês britânico) - Inglês arcaico "feallan" . A palavra em sí também significa "cair", exatamente como fazem as folhas nesta época do ano

 

By Teacher Paulo Eduardo

Paulo Eduardo Cardoso Pereira
Enviado por Paulo Eduardo Cardoso Pereira em 17/08/2022
Reeditado em 03/09/2022
Código do texto: T7584400
Classificação de conteúdo: seguro