Somente para os apaixonados pela língua inglesa

Etimologia

Um pouco de mim

Parte I

Bem, a minha paixão pelos idiomas, especificamente inglês e português (fiz 1 ano de francês e espanhol, mas não deram muito certo, não) nasceu da profissão do meu pai, um culto, excelente e exigente professor de português e história, além de um organizado e inteligente administrador em algumas empresas. Também sou um apaixonado por livros (acho que li toda a coleção de Jorge Amado e chorado muito em CAPITÃES DA AREIA, apesar de ter somente 16 anos na época). Fui uma criança apaixonada pelas palavras e tentava criar anagramas e palíndromos do nada e do tudo, palavras como as famosas lojas RENNER, palavra que lida ao contrário dá no mesmo (fiquei feliz em descobrir isto sozinho, olha só que perda de tempo !!!).

 

Também estudo história (gosto adquirido de meu pai) especialmente o que aconteceu com o império Romano e Bizantino na Turquia, iniciando desde a famosa “historinha” do Rômulo e Remo terem mamado na loba; a inventividade dos historiadores é pior somente do que o romantismo dos poetas e das poetisas! Pelo que me lembro, Rômulo foi o único personagem real nesta história, o gêmeo dele provavelmente foi inventado. 

 

Mas, também me apaixonei pela linguística / etimologia, um curioso nato em saber de onde vieram as palavras e qualquer tipo de vocábulo / léxico. A própria palavra ETIMOLOGIA vem do grego “étumus” (=real e verdadeiro) + “logos” (=estudo, descrição, relato) - e significa hoje o estudo / relato científico da origem e da história das palavras.

 

Pois é, antes de entrar de cabeça, corpo, membros e alma na Educação, eu trabalhei em empresas por alguns anos e “matava” serviço e “matava” tias inexistentes para poder ficar o dia inteiro na Biblioteca da Universidade onde fiz Letras. O meu chefe dizia que havia um cemitério somente das minhas tias em São Paulo, pelos tantos velórios e enterros que eu tinha que inventar para faltar ao serviço em prol da cultura. Nunca me pediram atestado de óbito de nenhuma “tia”, ufaaaa

 

By Teacher Paulo Eduardo

Paulo Eduardo Cardoso Pereira
Enviado por Paulo Eduardo Cardoso Pereira em 17/08/2022
Reeditado em 03/09/2022
Código do texto: T7584398
Classificação de conteúdo: seguro