A língua Amazigh: "Novo Ano  amazigh", horizonte e perspectivas

Três semanas antes da celebração do Ano Novo Amazigh ", janeiro próximo, muitos ativistas berberes chamam pelo reconhecimento oficial do dia amazigh, como um dia histórico, consagrando o  pluralismo cultural marroquino, diante da falta de "clareza política" por parte do atual governo.

Em contraste com os anos anteriores, percebe-se um “desvanecimento relativo” na campanha de súplicas pela adoção do Ano Novo Amazigh como feriado nacional e oficial. Levando  alguns ativistas do Amazigh a exigir, um Nacional e cumprir com as promessas eleitorais relacionadas com esta questão identitária.

Falta de visão

A maioria dos proeminentes do assunto amazigh e ativistas consideram que o atual governo não tem uma direção clara quanto ao plano de oficializar o caráter oficial da Amazigh, exceto a não ser tratar sobre um fundo sem seriedade, no sentido de acompanhar a questão identitária;  lidando de forma  clara longe de qualquer demagogia.

O estado até hoje não parece ter uma visão concreta a respeito do que foi instaurado pela constituição em 1998, em relação ao reconhecimento oficial de Amazigh, cujo movimento Amazigh  faz pressão sobre uma autocrítica em relação a todos aqueles  defensores e componentes políticos marroquinos. 

Tal estado revela o clima de sombra que se paira  sobre esta questão Amazigh, face a realização das oficinas em apoio ao caráter oficial da língua amazigh, além  do conteúdo da lei normativa; fato imprescindível que o estado deve cumprir, que o povo amazigh reclama no quadro de uma visão clara da língua amazigh e identidade marroquina.

Visão social

A Ação Política Amazigh, defendida a título do Ano Novo Amazigh, em termos do feriado nacional e oficial, atendendo a ambição de um povo  que não se limita ao Amazigh do Marrocos, mas diz respeito a todos os segmentos da sociedade marroquina. 

Tal ocasião do dia amazigh constitui uma oportunidade para consolidar o pluralismo cultural marroquino, apesar da diferença de linguagem,  que os ativistas do movimento Amazigh defendem e manifestam no sentido de responder a um apelo histórico e cultural desde há décadas.

A alta autoridade do país reconhece francamente que o Marrocos é um país com uma longa história Amazigh, mas, além de tudo isso, o Ano Novo Amazigh permanece apenas uma manifestação na margem dessa longa história;  tornou-se necessário, segundo muitos observadores nacionais e internacionais, implementar as disposições, adiadas da constituição sem outra razão, a ideologia e demagogia!

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário - Marrocos, Rabat 

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 16/12/2021
Reeditado em 21/12/2021
Código do texto: T7408630
Classificação de conteúdo: seguro