Termos linguísticos e literários, Judeu marroquino e "sionismo político"

Trata-se de dos conceitos, “hebraico”, “judeu”, “sionista” e “israelense”, constituindo uma base do desenvolvimento do pensamento sionista, em termos do saber e conhecimento linguístico das formações destes termos ao longo da história.

Os Pesquisadores linguistas ou Científicos atribuem o contexto, pertencendo a um ponto, ligado aos primórdios da nomenclatura de grupos judaicos.

 

Tal historico dos termos refere-se aos relatos do surgimento de clãs de povos semitas conhecidos como “hebreus” os "hebreus" objeto da Torá, ou “Tanakh” entre os judeus, cuja língua hebraica desde os tempos antigos era a referência; para as clãs, segundo a Bíblia, localizadas entre a Mesopotâmia e o país de Canaã, assentados seus filhos de Jacó, chamados “Israel”, tendo o país do Egito local, onde. Grupo liderado por Moisés, a titia do “povo da missão”; acreditando que Deus tem sido escolhido como mensageiro para levar à sucessão. ”

“Depois da divisão do reino de Davi e depois dele Salomão nos reinos de“ Samaria ”e“ Judéia ”, a religião judaica era“ assim considerada como uma religião semi-pagã, na medida em que a dimensão do monoteísmo nela está associada para com os resquícios do paganismo dos múltiplos senhores, por meio da conexão com as escrituras sagradas, bem como com os altares dos sacrifícios, da personificação da Essência Divina, dos atributos humanos, caso de amor, de ódio, da raiva,  da vingança, da recompensa e tirania .

Quanto ao nível socioeconômico, os filhos de Israel, assim como seus ancestrais hebreus, parecem estar ligados com as economias da terra, dos pastores, dos agricultores e demais atividades sociais.

Com relação ao surgimento do termo “judeus”, após a destruição do Primeiro Templo e a evacuação da Babilônia, o nome dos judeus apareceu em alguns livros da Bíblia, em relação ao Reino da Judéia, tal nome apareceu no Alcorão como uma questão de difamação na maioria dos casos,  envolvendo o nome “Bani Israel” no capítulo sob a veneração e preferência na maioria dos casos.

As repercussões qualitativas do despejo em vários níveis para grupos judeus", já que "manifestações semi pagãs" desapareceram de "templos sagrados, santuários sacerdotais e altares de sacrifício,  resultando que as comunidades judaicas na Babilônia, Canaã, Alexandria, Norte da África, Andaluzia e o resto da Europa, adotam o texto da Bíblia perante esses grupos, seus ritos sacerdotais possíveis  das conexões com seus lugares.

Focando no texto da Bíblia” o desenvolvimento, necessário para tornar o ensino da leitura e da escrita com um valor supremo, graças as tradições educacionais, cujos pesquisadores destacaram as distinção dos grupos judeus e de seus arredores, cujo círculo da mera matéria da fé religiosa, da transformação qualitativa na socioeconômica dos grupos judeus, sobretudo da época do Império Islâmico Abássida, destacando as ciências e indústrias, rumo a expansão da área de comércio sob o império, e a necessidade de vários tipos de serviços de regulação, seja bancário ou financeiro, início das manifestações dos tempos modernos.

Assim, Yazid Al-Madlawi: “Novos valores socioculturais se desenvolveram nas fileiras desses grupos, que elevam o status das profissões livres que requerem capacitação formativa e desprezam e desprezam a situação do que passou a ser chamado humilhante em suas fileiras: (…) “Am Ha'aretz” (povo da terra); Ou seja, os analfabetos que ganham a vida vinculados à terra, ao pastoreio ou à agricultura ”.

Na era moderna, o mundo da linguística diferenciar dois conceitos do sionismo: o sionismo como pensamento místico, do tipo mahdismo,  desenvolvido desde os tempos bíblicos, cujo sionismo como movimento político tem produzido uma variedade da literatura por si só a partir do século XIX e continua ativa no campo até hoje.

O primeiro sionismo como pensamento místico, como um anseio da realização das boas novas da profecia do Monte Sião, segundo o livro de Isaías. Tal mudança na ação “coletiva” visa a “acelerar” a realização da intervenção humana no teatro da história.

Levando a um  tipo do Sionismo como movimento político organizacional, cujo programa secular e histórico;  objeto de um conceito surgido no século XIX, depois do movimento intelectual  entre os judeus da Europa de Leste em particular, e o pensamento da Haskala no século XVIII; trata-se de um reflexo oposto ao eco do pensamento (das luzes) na Europa em geral.

Este movimento da Haskala tem uma saída para os grupos judeus, cuja casca do pensamento religioso judaico ”da Idade Média permite integração nas sociedades civis de seus países; tais sistemas de ataques em massa aos guetos têm  intensificado, em particular na Europa Central e Oriental, com o início do surgimento das nacionalidades e do estabelecimento do Estado nacional, depois do colapso dos impérios austríaco e czarista.

Constituindo  as representações do público e dos grupos judaicos nos domínios do comércio, financeiro e  capitais,

Vale também ressaltar os aspectos religiosos da história do papel da classe rabínica judaica na crucificação de Cristo, conforme mencionado no Evangelhos, colocando o fim à atratividade do apelo Haskelet em termos da integração de grupos judeus ao estado civil.

O surgimento de um pensamento contrário à Haskala desenvolveu-se no quadro da supremacia do pensamento das nacionalidades na Europa; cujo pensamento do“sionismo político tem sido baseado sobre a premissa da Europa, em relação a questão judaica que só pode encontrar uma solução no lar nacional dos judeus.

Finalmente, o sionismo político por trás do Theodore Herzl continua sendo a referência condenada, devido à vida  traçada no seu primeiro plano,  sem propor nem negociar as propostas da pátria, baseada sobre um pragmático  da profecia sionista expansionista.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 28/11/2021
Código do texto: T7395599
Classificação de conteúdo: seguro