Conservador ou Liberal
Conservador ou Liberal
O que é ser conservador
Vamos a etimologia da palavra: vem de conservar permanecer no status quo da pessoa, seu psique, seu humor, sua vida social, hábitos e costumes.
Assim como os víveres precisa se conservar para permanecer úteis e saudáveis, assim também as pessoas devem se comportar socialmente, profissionalmente, politicamente, etc.
O contrário senso, o liberal é aquele que não se prende a tradição, as pegadas conservadoras, nem se estagnam ou agregam ao passado.
Ser ou não ser conservador condiciona-se a comparação com o liberalismo hodierno. Se há ou não comprometimento com a política social, com os hábitos e costumes da sua prática no convívio familiar, religioso, profissional, etc.
Até o primeiro meio século passado, as mulheres não fumavam na via pública, não usavam calça cumprida com sapatos de salto alto, e maquiavam-se levemente a cor; não atuavam na política partidária, e, os homens não se permitiam a tatuagem, exceto os presidiários e seus clãs marginais; não usavam roupas coloridas e não cuidavam das crianças. Com isso elas e eles rompiam com a tradição, aderindo ao liberalismo.
Politicamente, o conservadorismo defendia a monarquia, porquanto os liberais pregavam a república, quando não o socialismo, comunismo e políticas de dominação.
Hoje em dia se confunde liberdade com libertinagem, a ciência contribuiu com a independência da mulher através da pílula anticoncepcional e os hormônios para definição dos gêneros e aparição LGBTQQICAPF2K (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queres, questionadores, intersexuais, curiosos, assexuais/a gêneros, pansexuais/polis sexuais. As uniões homo afetivas e sua legalização jurídica/social.
O conservadorismo ficou segregado emparedado como execrado. E o liberalismo conturbado, marginalizado, imponderado.
Os dois conceitos ficaram impraticáveis pela sua intolerância e inadequada aplicação conceitual. É preciso criar um adjetivo que qualifica o verbo ou o substantivo, numa análise sintática.
Não há, portanto, existência de uma definição substituta dos conceitos epigrafados. Carecem de uma expressão hodierna dos falsos moralistas.
Chico luz