Conservador ou Liberal

Conservador ou Liberal

O que é ser conservador

Vamos a etimologia da palavra: vem de conservar permanecer no status quo da pessoa, seu psique, seu humor, sua vida social, hábitos e costumes.

Assim como os víveres precisa se conservar para permanecer úteis e saudáveis, assim também as pessoas devem se comportar socialmente, profissionalmente, politicamente, etc.

O contrário senso, o liberal é aquele que não se prende a tradição, as pegadas conservadoras, nem se estagnam ou agregam ao passado.

Ser ou não ser conservador condiciona-se a comparação com o liberalismo hodierno. Se há ou não comprometimento com a política social, com os hábitos e costumes da sua prática no convívio familiar, religioso, profissional, etc.

Até o primeiro meio século passado, as mulheres não fumavam na via pública, não usavam calça cumprida com sapatos de salto alto, e maquiavam-se levemente a cor; não atuavam na política partidária, e, os homens não se permitiam a tatuagem, exceto os presidiários e seus clãs marginais; não usavam roupas coloridas e não cuidavam das crianças. Com isso elas e eles rompiam com a tradição, aderindo ao liberalismo.

Politicamente, o conservadorismo defendia a monarquia, porquanto os liberais pregavam a república, quando não o socialismo, comunismo e políticas de dominação.

Hoje em dia se confunde liberdade com libertinagem, a ciência contribuiu com a independência da mulher através da pílula anticoncepcional e os hormônios para definição dos gêneros e aparição LGBTQQICAPF2K (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queres, questionadores, intersexuais, curiosos, assexuais/a gêneros, pansexuais/polis sexuais. As uniões homo afetivas e sua legalização jurídica/social.

O conservadorismo ficou segregado emparedado como execrado. E o liberalismo conturbado, marginalizado, imponderado.

Os dois conceitos ficaram impraticáveis pela sua intolerância e inadequada aplicação conceitual. É preciso criar um adjetivo que qualifica o verbo ou o substantivo, numa análise sintática.

Não há, portanto, existência de uma definição substituta dos conceitos epigrafados. Carecem de uma expressão hodierna dos falsos moralistas.

Chico luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 28/11/2021
Reeditado em 28/11/2021
Código do texto: T7395537
Classificação de conteúdo: seguro