Linguística Aplicada

Linguística Aplicada (LA) é um campo de estudo transdisciplinar (o que significa não apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas também pressupõe a existência de um pensamento organizador que extrapola as próprias disciplinas), indisciplinar e intercultural – identifica, investiga e busca soluções para problemas relacionados à linguagem na vida real. Não se deve pensar de qualquer problema é objeto da LA – definido teoricamente; trata-se de problemas com extrema relevância social para determinarem respostas teóricas que apresentem frutos a práticas sociais e a seus participantes, no sentido de uma melhor qualidade de vida, de maneira geral.

A expressão Linguística Aplicada surgiu em 1940 com a finalidade de oferecer soluções ao contexto da guerra. Os Estados Unidos queriam que o exército aprendesse outras línguas; assim sendo, nasce a LA para uma língua em uso e com o intuito de resolver problemas de tradução e interpretação.

É preciso ter em mente que a LA não é aplicação da Linguística, quer dizer, a aplicação de teorias linguísticas a algum objeto, isso pois a LA não entende que referida aplicação resolveria as situações referentes à linguagem, por exemplo, nas salas de aula de línguas. Em efeito, a LA busca a construção de teorizações que não ignoram a prática, pelo contrário, a LA leva em conta que teoria e prática se entrelaçam na edificação do conhecimento, como em um trabalho de bricolagem.

A LA desenvolve-se como um campo de estudos de linguagem autônoma e social, dentre tantos outros, como, por exemplo, Sociolinguística, História, Lexicologia, Cultura, Sociologia.

MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

RODRIGUES, Rosangela Hammes. Linguística aplicada. Florianópolis, 2011.