Ferdinand de Saussure - o Pai da linguística moderna

Ferdinand de Saussure nasceu em Genebra, Suíça, em 26 de novembro de 1857. Filho de um naturalista, iniciou sua vida acadêmica em estudos de química e física; porém, ao conhecer os estudos da linguagem por meio de um filólogo amigo de sua família, decidiu que esse era seu verdadeiro campo de estudos.

Todo o conhecimento sobre linguagem produzido no século XX originou-se na obra ‘Curso de Linguística Geral’, publicado pela primeira vez em 1916. Os discípulos de Ferdinand de Saussure, os suíços Charles Bally (1865-1947) e Albert Sechehaye (1870-1946), consultando os cadernos dos seus colegas de classe, compilaram com seriedade o pensamento do mestre, com base nas anotações das aulas e de algumas poucas notas pessoais de Saussure a que tiveram acesso. A finalidade dos alunos era imprimir ao livro um caráter mais próximo do que entendiam ser o pensamento do conceituado Linguista.

Ferdinand de Saussure, professor da Universidade de Genebra, após ministrar por três vezes o curso de Linguística Geral, faleceu em 1913; o livro foi publicado na França em 1916.

A obra divulga os conceitos fundamentais de uma nova ciência, a linguística. A primeira questão abordada por Saussure foi a de delimitar o campo de estudo e, desse modo, definir o objeto – a língua – da ciência à qual se propôs desenvolver; a teoria do mestre genebrino, entretanto, credita uma certa importância também ao estudo da fala. Além disso, ele isola, ou distingue esse objeto dos demais fatos da linguagem; também efetua a separação entre Língua (Langue) e Fala (Parole); e ressalta uma visão sincrônica, um estudo descritivo da linguística em contraste à visão diacrônica da linguística histórica.

Saussure explica a língua como um ‘sistema’ ou ‘estrutura’, algo que se assemelha a um jogo de xadrez, no qual as peças possuem uma função diferente, mas ao mesmo tempo funcionam umas em relação às outras.

Esses e outros conceitos, em conjunto com a visão de língua de Saussure, foram e continuam sendo assaz importantes para a linguística, justificando, assim, o título de “pai” da linguística moderna a ele conferido.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. Tradução de Antônio Chelini et al. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 1983.