ORIGEM DAS PALAVRAS

DEUS SEJA LOUVADO !

JESUS ! NOME QUE SALVA !

QUE A GRAÇA DO SENHOR JESUS REPOUSE SOBRE TODOS NÓS !

JESUS ! ESTRELA DA MANHÃ!

“OS QUE CONFIAM NO SENHOR, RENOVARÃO AS SUAS FORÇAS ! “ ISAÍAS 40- 31

"CELEBRAI COM JÚBILO AO SENHOR! " SALMO 100

*******************************************

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA TEL. 188

*******************************************

É fascinante o estudo da origem das palavras Porque

A palavra é viva e vem de boca em boca através dos tempos. E conhecer é sempre enriquecedor. Vejamos:

Escravo // O termo associado à tragédia dos africanos tem sua origem muito longe do continente, entre os ancestrais dos poloneses, sérvios e ucranianos.

Na época dos césares, ninguém tinha escravos. A palavra que eles usavam era servus, que deu origem a servo. Os servos, classe herdeira dos escravos do fim do Império Romano, tornaram-se semilivres na Idade Média.

Foi preciso uma palavra nova para se falar em escravidão no sentido antigo: escravo. Que vem do latim slavus ou sclavus e do grego bizantino sklábos. Que significam eslavo: os povos eslavos do Leste Europeu, dos quais os descendentes são os poloneses, russos, tchecos e vários outros. No francês resultou esclave.Os eslavos foram escravizados em massa na Alta Idade Média.

O termo surge entre os séculos 9 e 10, na Europa, por conta das derrotas dos povos eslavos em guerras contra os germânicos, terminando em sua escravização. Um exemplo está nos ataques à zona balcânica sob as ordens de Otto I, rei germânico, coroado imperador romano em 962. Milhares de derrotados, em sua maioria eslavos, se tornaram prisioneiros e foram vendidos.

Com eslavo virando sinônimo para escravo, o velho termo servus e seus derivados passaram a significar outra classe social, num degrau acima daquele dos escravos.

Dito por

Maria Carolina Cristianini

**********************************

Corrupção /

"Corrupção" vem do termo latino corruptione,[4] junção das palavras cor(coração) e rupta (quebra, rompimento).

O substantivo feminino corrupção deriva do latim corruptĭo, com o sentido de «deterioração», «acto}, processo ou efeito de corromper».

De acordo com as fontes consultadas — Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa —, este substantivo pode significar:

a) deterioração, decomposição física, orgânica de algo ou putrefacção (Ex.: «O elevado grau de corrupção do cadáver provou que a morte já tinha ocorrido há dias»);

b) modificação, adulteração das características originais de algo (Ex.: «Finalmente comprovou-se a corrupção do texto original»);

c) no sentido figurado pode significar degradação dos valores morais, hábitos ou costumes (Ex.: «Tomou todas as providências no sentido de evitar a corrupção dos costumes»);

d) acto ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia (Ex.: «A corrupção do advogado deu que falar»);

e) emprego, particular, de meios ilegais para, em benefício próprio, apropriar-se de informações privilegiadas (Ex.: «Este país está cheio de corrupção»).

Dito por tiradúvidas da língua portuguesa

*************************************************

NA RAIZ DE "AMICUS", ESTÁ "AMARE"

“ O AMIGO AMA EM TODO O TEMPO”

BIBLIA SAGRADA

“ AMICUS / AMICI” SIM !

NO ANTIGO IDIOMA ENCONTRADO ...

VEIO MESMO DO LATIM

O “AMIGO” TÃO AMADO...

MUITO INTERESSANTE VER

O QUE AGORA VOU DIZER :

VALE MAIS QUE MIL FLORINS ...

RAIZ DE AMICUS,”AMO” ! PROVADO !

“ AMICUS / AMICI” SIM !

NO ANTIGO IDIOMA ENCONTRADO ...

*****************************************************

REDONDE É ESTILO CRIADO POR FRANCISCO DE ASSIS GÓIS

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 13/10/2021
Reeditado em 13/10/2021
Código do texto: T7362684
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.