AS PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS

As palavras são como “peças” que temos guardadas na nossa memória e que estão à nossa disposição para formar os enunciados da língua. A palavra é, então, uma unidade, na maioria das vezes, muito fácil de ser reconhecida. Na escrita, dá para separar uma palavra de outra porque entre elas ocorre um espaço em branco. Mas, na fala, fica difícil utilizar um critério desse tipo, já que às vezes, fazemos uma pausa na hora de pronunciar uma palavra e outra, mas, na maioria das vezes, não o fazemos.

A maneira mais simples de identificar uma palavra tem a ver com o que elas querem dizer ou significam: mar – sal – cão – bem-te-vi – feliz – lei.

Esses itens lexicais são palavras porque querem dizer ou significam alguma coisa. Mas o que quer dizer exatamente “significar alguma coisa”?

Para responder a essa pergunta, vamos dizer, para começar, que o significado de uma palavra é entendido por nós, em primeiro lugar, quando conseguimos associar a palavra com um REFERENTE que existe ou ocorre no mundo. O referente de uma palavra é o ser (real ou imaginário), a coisa ou o objeto, os acontecimentos e também a quantidade de alguma coisa, uma propriedade ou qualidade de alguém ou de alguma coisa e, por fim, a maneira como fazemos algo. Se alguém, me diz, por exemplo: “Pegaram minha caneta”. Compreender essa sentença é saber que existe uma coisa no mundo, ou seja, “minha caneta”, que é identificada pela expressão “minha caneta” e que alguém a pegou.

No entanto, só identificar o referente de uma palavra nem sempre é suficiente para sua compreensão. Observe a interpretação da palavra “vermelho” nos seguintes contextos:

a) A maçã é vermelha. (A casca.)

b) A melancia é vermelha. (Por dentro.)

c) O lápis é vermelho. (Pintado de vermelho ou é um lápis de cor.)

d) A casa é vermelha. (Do lado de fora.)

e) A caneta é vermelha. (A tinta.)

Nós sabemos reconhecer a cor vermelha nas coisas, mas a compreensão dessas orações inclui conhecer propriedades dos objetos aos quais associamos essa cor.

Dedico este escrito a Warley Oliveira (in memoriam), eterno amigo.

Cliceu Laibida
Enviado por Cliceu Laibida em 05/04/2021
Reeditado em 05/04/2021
Código do texto: T7224428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.