"Bebemorar"

Já se passaram alguns anos desde a primeira vez que, entre amigos num lançamento d'um livro na Av. Paulista, ouvi o vocábulo do título. Nunca vi nessa palavra importância tal que me fizesse investigar sua origem, porque, como é explícito, o significado é facilmente identificável, é a junção de dois verbos que expressam alegria: beber e comemorar. Que aqui, aliás, carregam o peso de sinônimos. Hoje, lendo "O Amanuense Belmiro", de Cyro dos Anjos, deparo-me com a tal palavra. A referência está na página 50 da 16º edição da Garnier, de 2001. Na página, o autor expõe o termo no particípio passado: "bebemorada". Até hoje, acreditei que essa brincadeira com a última flor do Lácio era só uma gozação inocente de amigos que, prestes a saírem para a celebração de um momento especial como, por exemplo, o lançamento de um livro por todos esperado, tratassem de cunhar um novo termo, uma nova palavra para homenagear o momento. Mas, não. Cyro dos Anjos registrou o "bebemorar" no seu livro publicado em 1937. Deixo para os aficionados pela ciência da Etimologia a investigação da origem precisa do termo. Só me contento em registrar o meu ledo engano.

Vitor Marcolin
Enviado por Vitor Marcolin em 19/12/2020
Reeditado em 19/12/2020
Código do texto: T7139585
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.