EXERCÍCIO DE ENSINO MÉDIO ___ PERFORMÁTICA E PRÁXIS DO PERSONAGEM - ELEMENTO SURPRESA - A PRÉ-ENTREVISTA JÁ COMEÇOU EM CASA... A FIGURA DO PAI/A LEI...

Entregar em joseboscolpp@bol.com.br

TITULO POSSÍVEL ao texto narrativo-descritivo abaixo.

NÃO VEJO A HORA DE SAIR DE CASA E TRABALHAR...

J B PEREIRA

________

TEXTO ABAIXO NÃO É DE J B PEREIRA

FONTE:

https://www.facebook.com/watch/?v=1207913029559458

_____________

EXERCÍCIO DE ENSINO MÉDIO

E.E. PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO - OUT. / 2020

PROFESSOR JOÃO BOSCO - PORTUGUÊS E LITERATURA

NOME DO ALUNO

TURMA

ANO 202

OUTUBRO DE 2020

... ainda é pandemia... Cuide-se: use máscaras, gel 70 %, não use perto de fogo, fogão, nem fogueira... tenha sempre uma máscara de reserva.

Prof. J B PEREIRA

PORTUGUÊS E LITERATURA

EPÍGRAFE

Quem planta colhe

Quem estuda investe no futuro que começa agora.

Quem ama não odeia, mas cuida e protege...

Amar é acolher, respeitar, defender, apoiar, perdoar, ter compaixão...

1. Leia o texto e dê um título para o texto acima, no fim da sua leitura.

"Por favor, leia com atenção e peça a seu filho ou filha que leia também".

"Esse texto é sobre o que aconteceu em uma casa típica de classe média.

O filho não gostava de morar na casa do pai. Isso era por causa da constante "irritação" de seu pai;

“Você está saindo da sala sem desligar o ventilador”

“A TV está ligada na sala onde não há ninguém. Desligue!"

“Mantenha a caneta no suporte; caiu ”

O filho não gostava que seu pai o importunasse por causa dessas pequenas coisas. Ele teve que tolerar essas coisas até ontem, pois estava com eles na mesma casa.

Mas hoje, no entanto, ele recebeu um convite para uma entrevista de emprego.

“Assim que conseguir o emprego, devo deixar esta cidade. Não haverá nenhuma reclamação do meu pai ”, foram seus pensamentos.

Quando estava saindo para a entrevista, o pai aconselhou:

“Responda às perguntas que lhe forem feitas sem qualquer hesitação. Mesmo se você não souber a resposta, mencione isso com confiança. ” Ele deu a ele mais dinheiro do que ele realmente precisava para poder comparecer à entrevista.

O filho chegou ao centro de entrevistas.

Ele percebeu que não havia seguranças no portão. Embora a porta estivesse aberta, a trava estava projetando-se para fora, provavelmente era um incômodo para as pessoas que entravam pela porta.

Ele colocou a trava de volta corretamente, fechou a porta e entrou no escritório.

Em ambos os lados do caminho ele podia ver lindas flores. O jardineiro deixou a torneira aberta e água na mangueira e não parava de jorrar e ele não estava nas proximidades . A água transbordava no caminho. Ele ergueu a mangueira e colocou-a perto de uma das plantas e foi mais longe.

Não havia ninguém na área de recepção. Porém, havia um aviso informando que a entrevista seria no primeiro andar. Ele subiu lentamente as escadas.

A luz que foi acesa ontem à noite ainda estava acesa às 10 h da manhã. Ele se lembrou da advertência de seu pai: "Por que você está saindo da sala sem desligar a luz?" e pensei que ainda podia ouvir isso agora. Mesmo se sentindo irritado com esse pensamento, ele procurou o interruptor e apagou a luz.

No andar de cima, em um grande salão, ele viu mais pessoas sentadas, esperando por sua vez. Ele olhou para o número de pessoas e se perguntou se teria alguma chance de conseguir o emprego.

Ele entrou no corredor com alguma apreensão e pisou no tapete de “boas-vindas” colocado perto da porta. Ele percebeu que o tapete estava de cabeça para baixo. Ele endireitou o tapete com alguma irritação. Os hábitos são difíceis de morrer.

Ele viu que em algumas fileiras na frente havia muitas pessoas esperando por sua vez, enquanto as fileiras de trás estavam vazias, mas várias ventoinhas estavam funcionando sobre esses assentos. Ele ouviu a voz de seu pai novamente, "Por que as ventoinhas estão ligadas na sala onde não há ninguém?" Ele desligou as ventoinhas que não eram necessárias e se sentou em uma das cadeiras vazias. Ele viu muitos homens entrando na sala de interrogatório e saindo imediatamente por outra porta. Portanto, não havia como alguém adivinhar o que estava sendo perguntado na entrevista.

Quando chegou a sua vez, Ele foi e parou diante do entrevistador com alguma apreensão e preocupação.

O oficial pegou os certificados dele e, sem olhar para eles, perguntou: "Quando você pode começar a trabalhar?"

Ele pensou: "é uma pergunta capciosa que está sendo feita na entrevista ou é um sinal de que me ofereceram o emprego?" Ele estava confuso.

"O que você está pensando?" perguntou o chefe. “Não perguntamos a ninguém aqui. Fazendo algumas perguntas, não seremos capazes de avaliar as habilidades de ninguém. Portanto, nosso teste foi avaliar a atitude da pessoa. Fizemos alguns testes com base no comportamento dos candidatos e observamos todos por meio de câmeras CCTV. Ninguém que veio hoje fez nada para consertar a trava da porta, a mangueira, o tapete de boas-vindas, as ventoinhas ou as luzes funcionando inutilmente. Você foi o único que fez isso. Por isso decidimos selecioná-lo para o trabalho ”, disse o chefe.

Ele sempre costumava ficar irritado com a disciplina e as demonstrações de seu pai. Agora ele percebeu que é apenas a disciplina que o levou a seu trabalho. Sua irritação e raiva pelo pai desapareceram completamente. Ele decidiu que levaria seu pai também para o trabalho e voltou para casa feliz.

Tudo o que nosso pai nos diz é apenas para o nosso bem, visando nos dar um futuro brilhante!

Uma pedra não se torna uma bela escultura se resiste à dor do cinzel que a lascou.

Para nos tornarmos uma bela escultura e um ser humano, precisamos aceitar admoestações que esculpem os maus hábitos e comportamentos de nós mesmos. É isso que nosso pai faz quando nos disciplina.

A mãe levanta a criança pela cintura para alimentá-la, acariciá-la e colocá-la para dormir. Mas o pai não é assim. Ele levanta a criança nos ombros para que ela veja o mundo que ele não podia ver.

Podemos perceber a dor que a mãe sofre ouvindo-a; mas a dor do pai pode ser percebida apenas quando outros nos falam sobre isso.

Nosso pai é nosso professor quando temos cinco anos; um vilão terrível quando temos cerca de vinte anos e um guia enquanto viver ....

As mães podem ir para a casa de sua filha ou filho quando ela for velha; mas o pai não sabe fazer isso ...

Não adianta machucar nossos pais quando eles estão vivos e lembrar sobre eles quando já faleceram.

Trate-os bem sempre".

" Este é um exemplo de orientação".

" POR FAVOR! Compartilhe com pais e filhos."

FONTE:

https://www.facebook.com/watch/?v=1207913029559458

__________

1. O título para este texto é _______________________________

__________

2. Escreva sua narração-descrição de personagem,

com o elemento de surpresa !

SUGESTÕES:

- pode ser um presente,

- a vinda do pai,

- a certidão de nascimento,

- um brinquedo que ele me deu ou arrumou,

- seu temperamento,

- o dia que chegou em casa, ou veio do trabalho... ,

- a saudade que tenho dele nesses anos após sua morte,

- agora que moro fora ou em outro país...

* Pode ser alguém que você goste como pai, avô, tio, padrinho, etc.

** Dê preferência aqui na descrição de personagem masculino.

*** Dê um elemento de surpresa ou escolha o elemento surpresa na sua narrativa-descritiva.

______________

3. Veja no Youtube Pantanal em chamas...

as queimadas no pantanal...

animais mortos na queimada...

Depois, produza uma notícia ética, ecológica e preventiva sobre as queimadas.

E como salvar aldeias, índios, animais... o verde?

PESQUISE: COMO FAZER NOTÍCIA... ECOLÓGICA

_______

4. As cotas para afrodescendentes para acesso às universidades brasileiras

* É lei...

* Qual é o lado bom delas... O Brasil é uma dívida com os negros... qual?

* Por que se apegam ao lado negativo... Quem e por que são contra?

Desde quando se começaram as COTAS ... ?

Qual sua finalidade primeira?

****

Escreva um artigo de opinião depois de ver o vídeo que está em ....

Veja o vídeo... que eu postei. ________ Foi enviado por mim para cada turma

****

O problema do afrodescendente e as cotas para vaga universitária.

Artigo de opinião: A importância das cotas para afrodescendentes nas universidades do Brasil.

CONDIÇÕES E ORIENTAÇÕES

--- 10 pontos.

---- Dê título ao seu artigo argumentativo.

--- 15 a 20 linhas.

--- Reveja seu texto, faça revisão, reescrita para o seu bom texto definitivo.

---- Pesquise sobre as Cotas para os afrodescendentes...

- Veja o vídeo... que eu postei. ________ Foi enviado por mim para cada turma

-- Boa produção textual. Grato. Professor João Bosco Pereira

Entregar em joseboscolpp@bol.com.br

________

5. SUA AUTOAVALIAÇAO

Dê sua nota e por que se atribuiu essa nota?

Minha nota é........

Porque......

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 02/10/2020
Código do texto: T7077968
Classificação de conteúdo: seguro