Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Língua & Fala

Ferdinand Saussure, linguista e grande filósofo suíço, sua influência no campo da teoria da literatura e estudos culturais foi de relevante importância. No livro "Curso de linguística geral", estudos compilados por dois de seus alunos em aulas ministradas, na Universidade de Genebra, apresenta diversas dicotomias e por conseguinte, constrói uma ciência, por nós conhecida como, Linguística.
  O meu objetivo em escrever esse texto, é explanar sobre uma de suas dicotomias, na teorização da língua e da fala.  "A língua é um sistema: em uma célebre analogia com o xadrez, a língua é um tabuleiro em constante mudança" ( Ferdinad Saussaure). E assim, a língua, constitui a linguagem falada ou escrita, recurso imprescindível que o ser humano possui, para alcançar suas metas, seus objetivos, claramente é a base da cultura. Ressalto a importância do perfeito conhecimento sobre o idioma nativo. O uso do português está infiltrado na trajetória da vida profissional, de cada um de nós e saber usar nosso idioma de forma correta é fundamental para uma carreira de sucesso. Valorizar outros idiomas é oportuno, principalmente o inglês, considerada uma língua universal. Além do inglês, inúmeros idiomas estrangeiros, riquíssimos em expressões idiomáticas e gramática, tornando-se muito válido conhecer.
      Em oposição à língua, segundo Saussure, temos a fala, formando-se assim, uma das suas dicotomias: Língua & Fala. Ele a define, como "ato".  " Por fala se entende o ato do indivíduo ao realizar sua faculdade por meio da convenção social que é a língua. Na fala há uma ideia de realização do que é permitido pela convenção social." ( Ferdinand Saussaure ). Então, a psique exprime e concretiza-se o ato na forma pessoal de cada ser humano. Através da fala usa-se as regras gramaticais e nesse parâmetro, o emprego adequado  é imprescindível, para que possamos ser bem entendidos, pelo interlocutor e vice-versa. Ampliando as colocações, a fala nos induz criatividade apresentando, desta forma, uma expressiva diferença de quem profere.  A fala, absorve influências de contextos de vida, estudos agregados e personalidade, o que implica em deparamos com vários níveis, desde o informal até o mais formal, o culto. Concluindo, é através da fala que a língua se atualiza e se transmite no decorrer do tempo e das pessoas, das comunidades de fala, os pensamentos são organizados em signos dentro da mente.  As "Dicotomias saussurianas" , sem sombra de dúvidas é um estudo fascinante, impossível ficar distante de tantos conhecimentos relevantes.
           
               
       
                 
             

               
               
Verdana Verdannis
Enviado por Verdana Verdannis em 31/01/2019
Reeditado em 03/02/2019
Código do texto: T6564156
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Verdana Verdannis
Fortaleza - Ceará - Brasil
237 textos (23178 leituras)
55 áudios (2839 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/19 18:43)
Verdana Verdannis