Análise da Hipérbole em livros didáticos

A hipérbole,figura de linguagem apresentada pelo grupo pela qual fiz parte,tem por

base a intencionalidade do exagero para uma maior ênfase no sentido do texto,seja oral

ou escrito.

Ao analisar os livros didáticos,proposta solicitada pelo docente Me.Leandro Almeida

como parte integrante do trabalho,percebi que a exposição e exploração do conteúdo

não é tão presente nesse instrumento pedagógico de ensino usualmente explorado em

sala de aula.As definições e exemplos seguidamente citados mostraram a restritividade

do tema aos discentes da Língua Portuguesa.

Tanto o livro do projeto Teláris do 9°(2016),quanto o da coleção Linguagem em

Movimento do 1° ano do Ensino Médio(2014) tratavam da vastidão da Hipérbole de

modo sucinto,aquele com um único exemplo da poesia de Olavo Bilac, e este com uma

uma definição seguida de um exemplo banal.E ainda um terceiro,do cursinho pré-ves-

tibular de universidades públicas (UPT),abordava também sem profundeza à esta fi-

gura de linguagem.

Ao meu ver,mais além que os livros didáticos,os docentes deveriam usar metodolo-

gias que fizessem com que os discentes aprendessem tal conteúdo de forma banal,tal

como música e outras comunicações dentro do cotidiano dos mesmos,uma outra pos-

sibilidade,seria pesquisas dentro desses itens apresentados para que haja deste modo

uma maior aprendizagem na esfera desse conhecimento.

Insere-se portanto ,a necessidade de livros didáticos que auxilie no processo de apren-

dizagem de estudantes sobretudo na Língua portuguesa.Ao professor,cabe o a avalia-

ção ao escolher tais livros.

davi escritor
Enviado por davi escritor em 16/09/2018
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