Análise da Hipérbole em livros didáticos
A hipérbole,figura de linguagem apresentada pelo grupo pela qual fiz parte,tem por
base a intencionalidade do exagero para uma maior ênfase no sentido do texto,seja oral
ou escrito.
Ao analisar os livros didáticos,proposta solicitada pelo docente Me.Leandro Almeida
como parte integrante do trabalho,percebi que a exposição e exploração do conteúdo
não é tão presente nesse instrumento pedagógico de ensino usualmente explorado em
sala de aula.As definições e exemplos seguidamente citados mostraram a restritividade
do tema aos discentes da Língua Portuguesa.
Tanto o livro do projeto Teláris do 9°(2016),quanto o da coleção Linguagem em
Movimento do 1° ano do Ensino Médio(2014) tratavam da vastidão da Hipérbole de
modo sucinto,aquele com um único exemplo da poesia de Olavo Bilac, e este com uma
uma definição seguida de um exemplo banal.E ainda um terceiro,do cursinho pré-ves-
tibular de universidades públicas (UPT),abordava também sem profundeza à esta fi-
gura de linguagem.
Ao meu ver,mais além que os livros didáticos,os docentes deveriam usar metodolo-
gias que fizessem com que os discentes aprendessem tal conteúdo de forma banal,tal
como música e outras comunicações dentro do cotidiano dos mesmos,uma outra pos-
sibilidade,seria pesquisas dentro desses itens apresentados para que haja deste modo
uma maior aprendizagem na esfera desse conhecimento.
Insere-se portanto ,a necessidade de livros didáticos que auxilie no processo de apren-
dizagem de estudantes sobretudo na Língua portuguesa.Ao professor,cabe o a avalia-
ção ao escolher tais livros.