Dicas básicas necessárias para escrever um texto dissertativo.

a) Seja cauteloso ao escrever um texto dissertativo-argumentativo.

b) Os verbos devem estar em terceira pessoa, ou seja, referindo-se a: ele, ela, eles, elas.

c) A linguagem deve ser formal, obedecendo às normas gramaticais. Dessa forma, empregos de expressões coloquiais e gírias devem ser excluídos do texto.

d) As palavras devem ser usadas no seu sentido denotativo, literal, da forma que consta no dicionário.

e) Expressões: é comum ver em alguns textos expressões como: eu acho, na minha opinião, de acordo com que penso a esse respeito, em textos dissertativas, no entanto, essas colocações são redundantes, pois é um texto que mostra o ponto de vista do autor em relação a um fato. Então essas expressões não devem ser usadas, mesmo porque se deve manter a terceira pessoa do discurso.

f) Os Períodos: devem ser objetivos e claros. De preferência, mais breves, pois períodos muito longos geram confusão. Aproveite e verifique se a pontuação está correta: se o ponto final está presente em cada ideia finalizada! Estará errada se as orações estiverem emendadas por vírgulas, ocasionando o período longo e confuso.

g) Coerência: os argumentos apresentados, contestadores ou não, devem estar fundamentados no princípio da coerência, afinal de contas, o assunto tratado será apresentado sob o ponto de vista do autor. Pode-se exponha exemplos, conceitos e juízos, isso ajudará a fundamentar a opinião.

h) Estrutura: observe paragrafação, ou seja, a divisão por parágrafos e também se há introdução, desenvolvimento e uma boa conclusão.

Introdução: exposição da tese – o assunto a ser tratado. (em 1 parágrafo).

Desenvolvimento: exposição dos argumentos. Desenvolve-se o texto de acordo com o conhecimento que se tem sobre o assunto. (mais ou menos de 3 a 5 parágrafos).

Conclusão: Retoma-se à tese propondo uma solução para o problema levantado. (novamente 1 parágrafo)

Por último observe se sua dissertação tem o mínimo de 15 linhas escritas e o máximo de 35 (tamanho exigido pela maioria dos processos seletivos, principalmente ENEM e concursos).

Nalia Lacerda Viana
Enviado por Nalia Lacerda Viana em 16/05/2018
Código do texto: T6338365
Classificação de conteúdo: seguro