--- Origem Etimológica do nome Karoline ---
Existe duas hipóteses para a origem desse nome a 1- sugere que seja um diminutivo de Carla, que se originou a partir do germânico Karl, karal, ou kerl, que quer dizer "Mulher do Povo".
A 2- alega que a raiz etimológica deste nome está no latim carolus que quer dizer "Mulher Livre".
(que por coincidência é o primeiro nome de Carolus Linnaeus um dos primeiros naturalista, médico, taxonomista vegetal é responsável pela identificação de inúmeras espécies de plantas, animais e minerais, bem como foi o criador da nomenclatura binominal, ou seja, o padrão de nome científico das spp, autor de obras de destaque entre esta: Species Plantarum, Genera Plantarum, Sistema Nature etc.).
Esse é um nome emprestado tanto do inglês como do francês. Da Alemanha vem a variante Karoline.
O nome Caroline foi introduzido na Inglaterra através da rainha Caroline de Brandenburg-Anspach, tornando-se um dos nomes mais populares deste país durante o século XVIII. Outra princesa com esse nome é a Caroline de Mônaco.
Normalmente, as pessoas que possuem o nome Caroline recebem como apelido o diminutivo Carol.
As principais variações do nome Caroline ao redor do mundo são: Carolina (português, espanhol), Carole (francês), Carleen, Carlen, Carlene, Carlin, Carly, Carlyn, Carol, Caroleen, Caroly, Carolly, Carolyn (inglês, francês), Carola (inglês, alemão), Karoline (alemão).