A LÍNGUA ASSIM COMO AS AVES TÊM CLASSES

As palavras podem ser classificadas. A ideia de CLASSE é explicada assim: duas coisas, ou seres, podem ser diferentes na aparência, mas apresentar características ou comportamentos semelhantes.

Nesse caso, é possível dizer que essas coisas ou seres pertencem a uma mesma classe. Por exemplo, uma GALINHA e um BEM-TE-VI são duas aves, isto é, pertencem à classe AVES porque têm pele revestida de penas, não têm dentes, etc. Essa classificação não quer dizer, porém, que essas duas aves sejam completamente iguais: o bem-te-vi voa e é um pássaro, a galinha não. Ela consegue somente dar grandes pulos ou saltos.

O numeral é a classe gramatical que usamos para expressar a quantidade de coisas, de pessoas, etc., e também para indicar o lugar que elas ocupam numa série.

É interessante observar que há coisas que nós podemos contar, como, por exemplo, DICIONÁRIOS, IRMÃOS: Tenho DOIS dicionários. / Pedro tem CINCO irmãos. Mas existem outras que não podem ser contadas, como, por exemplo, AREIA ou LEITE. Nesses casos, nós usamos algum instrumento para conseguir medi-las: Meu sogro comprou TRÊS SACOS DE AREIA. / Meu sobrinho toma CINCO COPOS DE LEITE POR DIA.

Fica estranho falar “três areias”, e se falarmos “cinco leites” está subentendido que são cinco saquinhos ou cinco pacotes ou garrafas de leite. As palavras SACO, COPO, ou ainda, QUILO, LITRO, etc., funcionam como instrumento para medição. Para concluir, existem, portanto, nomes que são CONTÁVEIS e nomes que são NÃO CONTÁVEIS.

SAIBA MAIS!

Os nomes também são chamados de substantivos.

Cliceu Laibida
Enviado por Cliceu Laibida em 20/01/2018
Código do texto: T6231191
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.