Diversidade linguística, leitura e gêneros
A língua, entre outros bens sociais é uma das principais garantias de pertencimento social e por isso mesmo, instrumento de cidadania. O cidadão está incluído na sociedade de falantes de uma mesma variedade e nesse conjunto contribui para seu desenvolvimento. Nessa sociedade de falantes ele produz sua expressão linguística, baseada em gêneros, que por sua vez compõem os tipos de textos que todos os dias essa mesma sociedade de falantes se serve para sua interação social. A língua como instrumento de expressão é a principal ferramenta do ser humano nesse sentido.
Nesse propósito a escola adquire o compromisso de assegurar ao aluno o ensino da língua materna centrado em todas as suas expressões possíveis, combinando escrita, leitura e interpretação. Também precisa ter o compromisso de além de ensinar a variedade padrão da língua, conservar e respeitar aquela variedade que o aluno traz consigo, combatendo os preconceitos e tornando claro a todos a importância de cada variante regional para o enriquecimento tanto cultural como linguístico da comunidade de falantes. Isso naturalmente se fará com uma abordagem mais ampla do panorama linguístico, expondo ao aluno os vários gêneros, com o propósito não só de explorar as variantes dialetais senão também de atribuir valor social a esses contextos. O professor precisa no dia a dia da sala de aula empregar meios que assegurem o ensino da língua sob essas perspectivas, garantindo assim o compromisso social da escola com o aprendizado da língua e sua expressividade e variedade linguística.
A escola deve ser a primeira instância social a contribuir e assegurar ao aluno a desmistificação das crenças errôneas e pejorativas a respeito dos gêneros e das variantes dialetais. Durante muito tempo isso permeou o universo escolar, sobretudo no ensino da língua e ainda hoje não nos livramos totalmente desse estigma, porém cabe à comunidade escolar em todas as suas instâncias, a partir da sala de aula a prerrogativa de fazê-lo, como o início de uma ação que venha a produzir eco na sociedade.