VOZ?! UMA AULA SOBRE ELA...-PARTE III
PERSONAGEM CEBOLINHA, de MAURÍCIO DE SOUSA]
O Menino ainda (?) não sabe emitir os fonemas /r/ (som forte) e /r’/ (som brando)........ que habitualmente troca pelo /l/.
São fonemas linguais, com diferentes realizações:
---para o /l/, a ponta da língua simplesmente toca os dentes superiores, ficando com os lados caídos;
---para /r’/, a língua vibra num só golpe junto aos dentes superioreS;
--- para /r/, são vibrações da parte dorsal da língua junto ao véu palatino.
A diferença está no ruído da oclusão parcial, /l/ e /l’/ (lh) e no de vibração, /r/ e /r’/.
Em resumo, dentro do sistema fonológico da língua portuguesa não existem fonemas fáceis opostos a fonemas difíceis. A criança ainda não possui um sistema fonológico devidamente formado, tendendo a trocar os fonemas de realização mais ou menos parecida, numa tendência natural para os fonemas simples. Os fonemas /l/ e /l’/ são de mais fácil manejo.
Mesmo em adultos não cultos, pode ocorrer a troca dos fonemas homorgânico, forma surda ou sonora no lugar da outra, mas o exemplo do bom falante permite a imitação, consciente ou inconsciente, isto é, a correção dos hábito linguísticos.
Na HQ estudada (revistinha de 1971), CEBOLINHA se espanta com uma menininha bem menor do que ele porque a “belezinha” sabe o significado da palavra ‘abdicar’. Raiva contida, cavalheirismo.
E junto ao personagem ANJINHO, ELE pronuncia os /r’/ que sozinho não consegue emitir: Você teria coragem de bater em alguém menor do que você?”
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“O comportamento imitativo é muito importante na vida social, pois é pela imitação que a pessoa aprende os padrões culturais da sociedade em que vive.” - THEOBALDO MIRANDA SANTOS, educador, filósofo e autor de muitos livros didáticos de disciplinas afins.
FONTE:
Obras do lingüista MATTOSO CÂMARA.
F I M