ENEM: DICAS PARA A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
 
     Muitas pessoas que já realizaram o ENEM costumam dizer que as provas são cansativas. Realmente, são! Isso porque as questões nos exames costumam ser contextualizadas, ou seja, ocorrem por intermédio de textos.
    Em frente a isso, deixo aqui algumas dicas de como realizar uma boa interpretação textual nas provas do ENEM e garantir um bom número de acertos nesse árduo processo.
     É claro que essas dicas podem ser úteis também no geral, em outros contextos. 


Gêneros contemplados pelo ENEM (possibilidades):
- Charges;
- Cartuns;
- Reportagens;
- Notícias;
- Peças publicitárias; 
- Poemas;
- HQ's;
- Crônicas argumentativas;
- Editoriais.
Obs.: é claro que tudo isso é relativo; são hipóteses, suposições. Também dependerá da área do conhecimento do Exame. Não que seja uma regra, mas poemas, por exemplo, costumam ser mais utilizados em Linguagens e Códigos. Dependerá do viés da questão e do quanto aquele gênero lhe é importante e cabível. 


Dicas:
1. Leia devagar
     Leitura rápida, para alguns, até funciona, mas ler devagar garante melhor desempenho, principalmente àqueles que têm dificuldades na interpretação textual.


2. Monte esquemas mentais
     À medida que a leitura se desenvolve, é interessante que se criem cenários daquilo que está sendo absorvido. Isso é importante para que haja compreensão da modalidade escrita e também para que não se tenha aquela impressão de que os nossos olhos acompanharam o texto, mas não trouxeram nenhum significado à nossa mente.


3. Interprete em 3ª pessoa
     Quando lemos um texto, muitas vezes deixamos o nosso "eu" fazer, mesmo que inconscientemente, interpretações que advêm de nossas próprias opiniões. Isso não é um bom caminho a se seguir. Devemos ler interpretando o que o autor do escrito objetivou dizer em suas palavras, pois toda e qualquer tessitura textual tem uma intenção por parte de quem escreve e, por isso, temos de respeitá-la.


4. Descubra a intenção do autor
     Como já dito, todo texto é escrito com alguma intenção e, em geral, tem um público-alvo. Pergunte-se: "O que o autor está querendo me dizer? Qual seu objetivo?". Pensar assim faz com que leiamos mais atentamente.


5. Conheça o gênero textual
          Em palavras mais fáceis, gênero textual é uma forma/modo/tipo de escrita. Exemplos disso são as notícias, as reportagens, os editoriais, as resenhas, os artigos... e por aí vai; existem vários! Por exemplo, se reconhecermos um texto como uma notícia, saberemos que o seu objetivo é o de informar; se soubermos o que é uma resenha, concluiremos que a intenção é a de opinar.


6. Identifique os tópicos frasais 
        O tópico frasal é a ideia central de cada parágrafo e, por conseguinte, faz-se presente em todo texto. Em geral, cada bloco textual apresenta apenas um tópico frasal. Marque-os e, depois, leia-os como um enunciado só. Eles serão capazes de fazer um compilado de todo o escrito, fazendo com que a intepretação completa se torne mais eficaz, fácil e sucinta. 


7. Conecte os textos
        Quando, numa mesma questão, houver mais de um texto, descubra o ponto-chave entre eles e, então, relacione-os. A partir disso, veja que ponto há em comum entre os escritos. 


Lembre-se de que, para essas dicas, é sempre importante:
- Ter o hábito de leitura;
- Conhecer diferentes tipos de textos;
- Estar por dentro das atualidades;
- Reler o texto, se for necessário.