CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA, conto de MÁRIO PRATA-PARTE I
“Chapeuzinho Vermelho foi meu primeiro amor. Senti que se eu pudesse ter casado com Chapeuzinho Vermelho teria conhecido a perfeita bem-aventurança. - CHARLES DICKENS
- - - - -
O uberabense MÁRIO PRATA escreve peças de teatro e novelas de televisão e recontou, numa versão sua da estória de CHAPEUZINHO VERMELHO, um encontro com o lobo disfarçado de avó. Como se fosse hoje em dia, ele brinca com a estória e, em forma de humor (gozação), moderniza a estória num diálogo bem vivo.
- - - - -
TEXTO (Internet) --- “ - Senta aqui perto, CHAPEUZINHO. Fica aqui mais pertinho da vovó. Fica. (...) - Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?”
VOCABULÁRIO
1---Substitua a expressão destacada por outra que se encontra no texto:
a-A senhora ME DESCULPE, mas está com um nariz tão grande! = não me leve a mal --- b-Desde que começou a industrialização do bosque é um SALVE-SE QUEM PUDER. - Deus nos acuda --- c-Fico o dia todo respirando ESTA POLUIÇÃO. = este ar horrível --- d-PARA MELHOR, chego aqui mais rápido com a minha moto. = Mas em compensação --- e-Vovó, sem querer ser DESAGRADÁVEL. = chata --- f-Aquilo, sim, eu e o seu FALECIDO avô, dançando valsas... = finado --- g-Não há ouvido que RESISTA AO BARULHO. = agüente o barulho
2---Explique as palavras e ou expressões abaixo:
a-Poluição - ar irrespirável pesado de gases --- b-Industrialização do bosque = fábricas na floresta --- c-Ah, está juventude está PERDIDA mesmo. = não tem jeito --- d-O cabelo da senhora está UM BARATO, hein? = lindo --- e-Você veio aqui para me criticar? = rir de mim
COMPREENSÃO DO TEXTO
1---Responda, copiando do texto palavras-expressnes-frases ou usando sua própria linguagem:
a-Como era a estrada que levava à casa da vovó de CV? - De barro. --- b-Como é o caminho agora? - Estrada asfaltada. --- c-Por que a personagem CV diz que o caminho agora melhorou? - Porque ela agora gasta menos de quinze minutos para chegar lá com a sua moto. --- d-O que a mãe de CV mandou para a vovó? (Diga apenas o produto comestível, partindo do nome comercial - exemplos: Kybon, sorvete, Moça, leite condensado, Gallo azeite etc.) - Margarina, maionese, iogurte e sopa em pó (desidratada). --- e-O que foi que a menina recomendou (aconselhou, disse) ao entregar a encomenda à vovozinha? - “...mas é para a senhora comer um só por dia, viu?” --- f-E qual foi o motivo desta recomendação? - A indigestão do carnaval. --- e-Quais as mudanças físicas da avó e quais as justificativas? - Olho vermelho e grandão - de tanto olhar para você -- nariz tão grande e tão esquisito - “...é a poluição.’ -- orelha grande e peluda - “São estes discos malucos que você me deu.” -- cabelo desfiado. Pra cima. Encaracolado - “...entrar na moda...” --- h-Para a vovó, quais as vantagens ao mesmo tempo desvantagens do progresso? - Asfalto, poluição, industrialização, barulho e programa de tevê.
2---Destaque do texto certas palavras ou expressões modernas (revisão ou releitura do CONTO DE FADAS maravilhoso tradicional) - Guarujá (cidade praiana do Estado de São Paulo), poluição, industrialização, asfalto, moto, moto, margarina, Hellmann’s-Danone-Knorr (marcas de produtos de alimentação), guitarras e Chacrinha (apresentador de programa de televisão).
3---Relacione personagens e respectivas ações:
(1) Vovó (2) Chapeuzinho Vermelho
(1)Anda de moto (1)Dançava valsa quando jovem (2)Frequenta praia do litoral paulista (1)Gosta de maionese, iogurte etc. (1)”Moderninha”, apesar da idade (1)Vai ao programa do Chacrinha
4---Termine a estória, escrevendo em poucas palavras (pode ser uma frase curta, até mesmo nominal, isto é, sem verbo) o que CV teria dito após sentir a avó tão zangada: - Pô, vó, que mau humor!
5---O título está de acordo com o texto, na sua opinião? Justifique. - Não, porque CV não teve raiva de nada nem de ninguém. A avó é que, com tanta crítica, ficou irritada.
6---Graus e relações de parentesco. Relacione as colunas:
(1)avô/avó (4)afilhados
(2)bisavô/bisavó (2)bisnetos
(3)padrasto madrasta (3)enteados
(4)padrinho/madrinha (5)filhos
(5)pai/mãe (7)genro/nora
(6)primos (1)netos
(7)sogro/sogra (6)primas
(8)tio/tia (8)sobrinhos
ATIVIDADE ARTÍSTICA + DESCRIÇÃO (mini redação)
Após colorir o retrato da CV do novo século (XX ou XXI), descreva em poucas linhas:
a-como é a menina - características físicas (roupas, cabelo, idade, tamanho etc.) e psicológicas (como pensa, age e reage, seus sentimentos etc.) // b-como é a motoca - somente características físicas (cor, tamanho, marca, acessórios e outros detalhes)
AULINHA - No relato oral ou escrito deste conto tradicional, os 5 SENTIDOS do corpo humano:
LOBO - olhos grandes - VISÃO - “pra te ver melhor!” / orelhas grandes AUDIÇÃO - “pra te ouvir melhor!” / nariz grande OLFATO - “pra te cheirar melhor!” / patas grandes - TATO - “pra te abraçar melhor!’ / boca grande - PALADAR ou GUSTAÇÃO - “pra te comer!”
F I M