UM MODELO DE ANÁLISE SINTÁTICA (resumo)

PRESSUPOST O ou PRESSUPOSIÇÃO LINGUÍSTICA - critério lingüístico - falante emite informação, isto é, emissor veicula uma mensagem adicional, sempre verdadeira, a partir de alguma palavra ou expressão.

Verbos que indiquem mudança, continuidade, término: “Ele deixou de viajar” - pressuposto; logo, viajava antes // “Ele continua viajando” -idem supra // “A viagem dele acabou” - logo, existia antes.

Advérbios com sentido próprio: “Felizmente ele não precisa mais viajar” // “Após uma hora de estrada, ele chegara” - aconteceu algo antes.

Conjunção ‘que’ em oração adjetiva: “O estudioso, que fica em casa, consegue melhor nota” - oração adjetiva explicativa, pressuposto que todo estudioso fica em casa.

(Diferente de SUBENTENDIDO - não critério lingüístico - suposição do ouvinte, isto é, mensagem oculta, dedução pelo receptor, que pode não ser mensagem verdadeira - situação de receber visitante: “Está calor lá fora” - não significa necessariamente estar com ‘sede’ // situação na rua: “A sua sacola de compras está pesada?” - oferecimento de ajuda ou tentativa de paquera. )

PRESSUPOSIÇÃO - elemento semântico, isto é, com significado /expresso sob a forma de uma frase, um enunciado, não palavra solta/ comum um determinado enunciado declarativo, assim como as suas negações e interrogação.

Critérios de classificação:

a - negação - “Ele vai continuar a trabalhar amanhã” - afirmação posta; trabalhou antes.

b - interrogação - “Será que ele vai continuar amanhã?”

c - encadeiamento - “Ele vai continuar amanhã (posto) à força” - pressuposto: antes à força - também assim antes ou somente agora? // “Ele não bebe mais chocolate quente com medo de engordar” - pressuposto: bebia antes - medo de engordar; antes não devia ter medo.

d - pronomes anafóricos retomam o conteúdo da frase que o precede - “É Rubemar quem virá” - posto: RCA virá - pressuposto; alguém virá - Rubemar virá e eu me alegro com isso”.

Outro exemplo:

“O atual rei de França...” - acabou a monarquia; logo, não verdade nem afirmação aqui, existência no mundo real no tempo dele. // “Todos os alunos dela estão escrevendo”; logo, ela tem alunos // “A mãe parou de bater no menino”; logo, batia antes // “Não foi Rubemar quem pegou o ladrão”; logo, alguém pegou o ladrão.

ANÁLISE SEMÂNTICA DA PALAVRA ‘MESMO’ idéia de oposição) - “Mesmo em Sorocaba faz calor no inverno” - inclui outras cidades // “Mesmo no inverno faz calor no Rio” - faz calor sempre.

...DAS PALAVRAS ‘ATÉ’ E ‘TAMBÉM’ (idéia de inclusão) - “Até eu fui ao mercado ontem” - outras pessoas foram e eu também // “Também eu fui ao mercado ontem” - idéia supra // “Fui até ao mercado ontem” - fui a outros lugares e ao mercado também // “Fui também ao mercado ontem” - idem supra.

---DAS PALAVRAS ‘ATÉ’ E ‘MESMO’ - “Até (“Mesmo) ele foi a Paris” - outras pessoas foram // “Ele foi até (mesmo) a Paris” - a outros lugares também.

EXERCÍCIO - Assinale a resposta correta:

1-“Infelizmente meu marido não parou de fumar” - a) 2 informações pressupostas e 1 subentendida - b) 2 sub. e 1 pres. - c) 3 pres. - d) 3 sub. - e) não há informação implícita.

2-“Ao se preparar para sair, a fim de encontrar a namorada na rua, ela telefona e avisa que o tempo está nublado” - a) é indicado levar um guarda-chuva - b) ela está preocupada com você - c) choveu há algumas horas - d) o passeio deveria ser cancelado - e) ela quer ir para outro lugar.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 25/07/2017
Código do texto: T6064711
Classificação de conteúdo: seguro