CLASSES GRAMATICAIS

Em PORTUGUÊS, palavras distribuídas em dez classes gramaticais, com base em 3 CRITÉRIOS:

1--SEMÂNTICO - significação da palavra; 2--FORMAL, MORFICO ou MORFOLÓGICO - estrutura da palavra, análise dos morfemas (pedaços) constituintes; 3-SINTÁTICO - função da palavra na frase.

- - - - -

CLASSIFICAÇÃO DAS CLASSES GRAMATICAIS

1-Classes do NOME - substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome - variáveis, isto é, flexional / 2-Classes do VERBO - verbo, variável, advérbio, invariável / 3-Classes RELACIONAIS - preposição, conjunção, invariáveis / 4-Classe INDEPENDENTE - interjeição, invariável

- - - - -

GRUPOS NOMINAL E VERBAL (classes do nome e do verbo) - A frase se organiza em pequenos grupos. Em cada grupo, a palavra mais importante é o núcleo do grupo e as palavras que se referem ao grupo são palavras dependentes:

1-O menino /menino/ /O/

2-chegou cedo. /chegou/ /cedo/

Todo grupo é sempre constituído de um núcleo /menino - chegou/ + palavras dependentes /O - cedo/. Nesta frase, a palavra exerce sempre uma destas funções: núcleo ou dependência do núcleo. // O grupo cujo núcleo é um nome chama-se grupo nominal (GN) ou classes do nome; se for verbo, grupo verbal (GV) ou classes do verbo: “O menino /GN/ chegou cedo /GV/.”

CLASSES DO NOME - Núcleo do GN - pode ser substantivo, pronome ou numeral, sendo que a função básica de núcleo do GN é o substantivo: “Você (núcleo pronome) acha o zero (núcleo numeral) um número (núcleo substantivo) importante?” // As palavras dependentes do substantivo pertencem a 4 classes: artigo, adjetivo, numeral e pronome: “As folhas (núcleo) verdes /GN/ enfeitam /GV/ o ninho (núcleo) dos pássaros GN/.”

1---Primeira classe - SUBSTANTIVO --- SEMANTICAMENTE, indica os seres, isto é, tudo que tem vida real ou imaginária - menino, livro, cadeira, carro, saci, ninfa / MORFOLOGICAMENTE, varia em gênero-número-grau: “menino, menina, meninos, menininho, meninão etc.” / SINTATICAMENTE, pode ser núcleo de sujeito, vocativo, aposto,objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, predicativo do sujeito, predicativo do objeto, agente da passiva: “O cão fugiu. Quero leite gelado. Preciso da vassoura. A obra da casa foi concluída. O sapo está sob a roseira.”

2---Segunda classe - ADJETIVO --- indica as características dos seres: “Borboletas leves e azuis” / varia em gênero, número e grau: “Linda flor, belos pássaros, agradabilíssimo ambiente, isto é bom, lá é melhor.” / sintaticamente, palavra dependente do núcleo do GN, podendo exercer as funções de adjunto adnominal, predicativo do sujeito, predicativo do objeto direto: “Linda voz, sua voz é linda, achei linda sua voz.”

3---Terceira classe - ARTIGO --- determina ou idetermina osseres: “O menino chegou. Basta um aluno.” / varia em gênero e número: “Uns cravos ou umas rosas?” / palavra dependente do núcleo do GN, exerce a função de adjunto adnominal: “Quer ver os gatos?”

4---Quarta classe - NUMERAL --- indica o número, a ordem, a multiplicação e a divisão dos seres: “Dois alunos, o segundo a chegar, o dobro ontem, um décimo hoje.” / varia em gênero e número: “Dois, duas, segundos, terceiras.” / numeral substantivo é núcleo do GN, numeral adjetivo é dependente do núcleo do GN; conforme valor, assume funções do substantivo e do adjetivo: “Dez pássaros voaram. O dez é um numeral.”

5---Quinta classe - PRONOME --- refere-se aos seres, indicando-as como pessoa do discurso: “Eu almocei. Você viajará? Ele não.” / pode variar em gênero, número e pessoa: “Ela foi embora. Algum anúncio? E essa reclamação? Vossa maquilagem.” / pronome substantivo é núcleo do GN e exerce funções do substantivo, pronome adjetivo é dependente do núcleo do GN e exerce funções do adjetivo: “Este jogo é decisivo? Nada é decisivo.”

CLASSES DO VERBO - Verbo, núcleo do GV; advérbio, função de dependente do núcleo do GV: “As nossas conversas iam (verbo) longe (advérbio).

6---Sexta classe - VERBO --- morfema lxical (base de significação) + morfemas gramaticais (vogal temática, desinências, sufixo) - informa o tempo de uma ação ou estado: “Eu sou forte. Apertei o tudo da mangueira.” / varia em pessoa, número, tempo e modo: “Falo-falas-fala (pessoa), falo-falamos (número), falo-falei-falarei (tempo), falei/falasse (modo).” / núcleo do GV quando verbo de ação no predicado verbal ou um dos núcleos no predicado verbo-nominal: “Ele voltou tarde e voltou cansado.”

7---Sétima classe - ADVÉRBIO --- informa uma circunstância da ação - de tempo, modo, lugar, negação, causa etc. - e intensifica uma qualidade: “Chegou cedo. Agi calmamente. Ficarei aqui. Ela é muito carinhosa.” / invariável - alguns advérbios somente em grau: “Aqui, lá, ali, não, sim, devagar, cedo = cedinho. Tarde = tardinha.“ / palavra dependente do núcleo do GV, exerce função de adjunto adverbial: “Falei pausadamente. Homem completamente aturdido.”

PALAVRAS RELACIONAIS - As palavras, dentro de um GN ou GV, podem ter dois processos de relacionamento:

1-Coordenação - “Comprei canetas e lápis de cor (objetobdireto).” - canetas e lápis, palavras independentes uma da outra, porém exercendo a mesma função coordenada.

2-Subordinação - “Comprei o (dependente) o livro (palavra principal, núcleo) de latim (dependente).” - no objeto direto, um relacionamento de dependência ao núcleo. Uma palavra é subordinada a outra quando exerce determinada função em relação essa palavra. Para relacionamento de coordenação ou de subordinação, existem duas classes gramaticais, preposição e conjunção.

8---Oitava classe - PREPOSIÇÃO --- não varia, é classe fechada: “A, ante, após, até, com, contra, de, desde. Em, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre, trás.” / liga palavras, subordinando uma a outra, liga termos que exercem funções sintáticas diferentes: “É um homem de caráter. A casa de madeira é minha. Ele nasceu em Portugal.”

9---Nona classe - CONJUNÇÃO --- não varia, é classe fechada: “E, mas, portanto, porque que, pois, quando, embora, se etc.” / liga orações, coordenando ou subordinando uma a outra: “Romeu e Julieta se amavam. Ele ficou famoso e rico. Ela sorriu, mas calou-se raivosa. Eu afirmo que chegaram.”

CLASSE INDEPENDENTE - Nenhuma relação sintática com as demais classes.

10---Décima classe - INTERJEIÇÃO --- exprime emoções: “Ai! (dor) -Oba! (alegria) / não varia: “Ah! Oh! Alô!” / não exerce função sintática: “Ih!”

F I M