ADVÉRBIO

Quando se fala em advérbio na sala de aula, na cabeça do alunado surge de imediato o de modo: (mesmo assim automaticamente /olhem um deles aqui!/, sem raciocinar ‘adjetivo + terminação -mente); depois vem o de lugar, o de negação, ‘talvez’ o de tempo. E no geral é só! Não, não é apenas isso - montei uma aula melhorzinha......... Ainda longe do que o assunto merece!!! Assunto complexo nos grandes gramáticos...

1---ADVÉRBIO - Palavra que caracteriza o processo verbal, exprimindo circunstâncias do seu desenvolvimento - acrescenta, podemos dizer assim, novas ideias. Função de adjunto adverbial. --- Exemplos: “Acordei tarde hoje. Agi normalmente. Não demorei demais ao chuveiro.” Advérbios - normalmente, de modo; tarde - hoje, de tempo; não - de negação. --- O advérbio não só modifica o verbo, como também os advérbios de intensidade e de modo modificam substantivos, adjetivos e outros advérbios. “Pedi ao garçom mais (intensidade) leite (substantivo). “Ah, xícara menos (intensidade), leite e menos (intensidade) quente... Apresse-se porque estou atrasado para trabalhar.” - Como proceder mais (intensidade) corretamente (modo)? Eu procedi muito (intensidade) mal (modo). Felizmente (modo), ele me atendeu rapidinho (tempo), sorriso amável... --- Nesse caso, o ‘felizmente’ se refere à oração inteira. --- Fui muito (intensidade) bem (modo) servido.” --- Advérbio - invariável em gênero e número - “xícara menas cheia” é erro. --- Ideia acessória, elemento facultativo na estrutura da frase, porém necessário para melhor esclarecimento do que se diz ou escreve: “Acordei. Agi.”- porém, na continuação, qual o tempo do banho? “Pedi ao garçom leite...” - porém qual o tamanho da xícara e leite de que jeito? “O freguês saiu de casa muito (intensidade) tarde (tempo).” Sair, saiu... nas circunstâncias de ‘muito tarde’, ou seja, atrasado. --- Algumas circunstâncias adverbais: “Conversei sobre flores (assunto). Adoeci de frio (causa). Viajei com amigos (companhia). Abri a porta apesar do escuro (concessão). Dirigi sem carteira (condição). Construiu conforme a planta (conformidade). Escrevi a lápis (instrumento). Até meu irmão esteve lá (inclusão e lugar). Saí às pressas (= apressadamente / modo).

2---EQUIVALENTES FUNCIONAIS DO ADVÉRBIO

a---LOCUÇÃO ADVERBIAL - Conjunto de palavras com valor/função de advérbio, normalmente preposição e substantivo ou preposição e advérbio. “Acordei às oito horas. Dirigi para lá: cafeteira por perto... Abri a porta com força. Sentei à esquerda.” --- “Serviço à francesa” - omissão do substantivo ‘moda’. “Em breve, irei.” - omissão do substantivo ‘tempo”. --- Comprei legumes, isto é (= ou seja, aliás, ou melhor, abóbora, vagem e chuchu” (retificação). // b---Exemplo de noção adverbial numa FRASE INTEIRA: “Quando eu era criança (noção de tempo), era bem mais guloso.” --- = “Na minha infância, eu era.........” // c---Os advérbios relativos, como os pronomes relativos, ligam a oração a que pertencem a outra oração - idéias de lugar: “Eis a casa onde (=em que) eu morava. Aonde (=para onde - ‘a’ indica movimento) irei agora? Para o mesmo lugar donde (=de onde - ‘de’ indica movimento) você veio.” // d---Na linguagem coloquial, diminutivos expressam melhor a recomendação ou explicação: “Vá depressinha, certo?” “Estou melhorzinho da gripe.” “Cheguei bem cedinho ao aeroporto.”

3---Na estrutura superficial, temos em visão rápida os advérbios e na estrutura profunda os sintagmas preposicionais na mesma classificação:

de afirmação - sim / com certeza - “Gosto de futebol com certeza.” --- de dúvida - talvez / na dúvida ---de intensidade - bem, quase / com intensidade; muito, bastante / com muita intensidade; pouco, menos / com menor intensidade - “Eu estava com muitíssima fome” (advérbio no grau superlativo). “O peixe está quase cru. Ou menos cozido? E o camarão bastante torrado.” ---um advérbio de intensidade reforçando o sentido de outro: “Almocei muito bem.” --- de lugar - aqui, cá / neste lugar (perto do falante); aí / nesse lugar (perto do ouvinte); ali, lá/ naquele lugar (longe de ambos) “Sentarei nesse lugar: levante-se.” “Estudei naquela escola da pracinha.” --- de modo - assim / deste modo; bem, mal / desse modo; com rapidez / rapidamente

4---Como aplicativo (palavra em moda), a música-poema PAI GRANDE, cantada pelo mineiro MILTON NASCIMENTO, 1969:

“Meu pai grande / Inda me lembro (...) Um amor tão grande de mentiras / Quero a quem quiser me amar.”

ESTUDO DO TEXTO:

Circuito de comunicação - as pessoas se comunicam entre si - EU - poeta cantando sobre alguém (pessoa de quem se fala, ELE: Pai / Grande, você) para outros (ouvintes).

Passado, memória, saudade - ancestralidade: “já criei seu pai / Hoje vou criar você” - exaltação à raça: “a história dos guerreiros” - o que aprendeu com ele - com quem aprendeu a sentir “um amor tão longe de mentiras”.

Referências (ideias) espaciais e temporais expressas pelos advérbios:

“Hoje vou criar você / lá do longe / De onde em vim / Pra onde eu vim / Minha gente é essa agora / Se estou aqui. / Eu trouxe de lá”

De negação: “Não vou chorar” --- De intensidade: “Um amor tão longe”

Estrutura profunda (expressões e não palavras únicas): “Trazidos lá do longe / Sem sua paz / De onde eu vim / Pra onde eu vim / Eu trouxe de lá”

FONTES:

Recortes não identificados --- Gramática do português contemporâneo, de CELSO CUNHA --- Moderna gramática portuguesa, de EVANILDO BECHARA.

F I M