Pepsodente ou pasta de dente? Não é errado falar pepsodente! (por Caetano de Sousa João Cambambe)

Pepsodente, de acordo com alguns materiais que tivemos acesso, refere-se propriamente a uma marca de pasta de dente. À semelhança de pepsodente, de acordo com o autor do livro Ensaboado & Enxaguado, José Carlos de Almeida (2011), ‘’existem outras marcas, nomeadamente Colgate...’’ (pág. 92)

Num pequeno diálogo fictício, o autor, passando-se pela personagem Lazina, responde, num tom nada abonatório, da seguinte forma a uma personagem que, pelo diálogo, não foi possível identificá-la:

- Lazina, qual é o pepsodente que usas?

- EU NÃO USO PEPSODENTE.

- (...)

- (...)

- ENTENDI... ENTENDI. MAS O TEU NÍVEL EXIGE QUE TENHAS DE TE EXPRESSAR CORRECTAMENTE, UTILIZANDO UMA FRASE BEM ESTRUTURADA.

Nota-se, claramente, uma arrogância por parte da Lazina por ter dito à outra que não usa pepsodente. Em vez de a responder bem, partiu para aquele ar todo arrogante e que, efectivamente, não é ético.

Quem diz "pepsodente" não fala incorrectamente e muito menos deixa de ser o que academicamente é.

Vamos viajar um pouco para o mundo da estilística, para que possamos entender que quem diz pepsodente em vez de pasta de dente não está errado, pois, do ponto de vista estilístico, há uma explicação para tal.

Alguém já ouviu falar sobre metonímia? O que é afinal?

Para o A-Z, a metonímia, do latim metonymia, é uma figura de retórica com que se emprega um termo por outro, cuja significação aquele indica.

A metonímia, para Estrela et al (2014, pág.183), consiste na troca de um nome por outro de tal modo que com ele, devido à circunstância, relaciona-se, implicando, desde já, que um nome significa o outro.

Segundo Matos (2012, pág. 366), consiste na designação de uma realidade através de uma palavra ou expressão com a qual estabelece uma relação.

Dentre os vários tipos de formas metonímicas existentes, podemos, de acordo com D' Silvas Filho (2011, pág. 182 ) e Pinto (2006, pág. 162), mencionar as seguintes: causa/efeito; todo/parte; continente/conteúdo; singular/plural; escritor/escrito; etc.

O que acontece em ‘’pepsodente’’ em vez de ‘’pasta de dente’’, é o que se assemelha em ‘’omo’’ em vez de "detergente’’. Isso, estilisticamente, tem um nome: metonímia. Mas, para o caso de pepsodente em vez de pasta de dente, ocorreu aí uma substituição do produto (pasta de dente) pela marca (pepsodente). Não há, de facto, problema algum. Aquele processo, estilistica e gramaticalmente, é legítimo e correcto.

De lá para cá, as pessoas substituiram todas as marcas de pasta de dentes por pepsodente. Até o Colgate, coitado, actualmente é denominado por ‘’pepsodente’’. Ocorre o mesmo com o Omo. Uma boa parte de detergentes daquela área, actualmente, são denominados por omo, é o caso do (omo) ariel, (omo) klim, etc.

É recomendável, sim, o uso de ‘’pepsodente’’. Não é incorrecto. Ora, se formos ao mercado à compra de ‘’pasta de dente‘’, olhando um pouquinho para nossa realidade, é possível que não encontremos. Mas podemos ainda encontrar ‘’pepsodente’’. Há que pensar bem!

Pasta de dente, de acordo com o nosso contexto, é uma construção que ainda pode levar-nos a acusações graves, fazer com que não nos percebam, na realidade, o que queríamos transmitir. Assim, é possível que perguntas deste tipo possam ser emitidas: pasta de dente é o quê?; o senhor precisa de pasta para colocar dente?.

CaetanoCambambe
Enviado por CaetanoCambambe em 31/10/2016
Código do texto: T5808302
Classificação de conteúdo: seguro