Kambwa: o que é? (por Caetano de Sousa João Cambambe)

Há uma expansão de certos léxicos utilizados geralmente no português angolano que, às vezes, por falta de conhecimento, a gente chega a pensar que é mais um daqueles termos criados por aí, isto é, é calão. Por isso, por se fazer presente uma pronúncia praticamente cacófona, chegamos a concluir precipitadamente...

Em kimbundu, IMBWA é um substantivo que muitos utentes da língua portuguesa dizem ser o "MELHOR AMIGO DO HOMEM". Será que você deu conta do recado? Penso que sim. O vocábulo KAMBWA, geralmente utilizado no português de Angola, deriva daquele substantivo acima, ou seja, de IMBWA. Assim sendo, IMBWA, em kimbundu, designa o singular de CÃO, isto é, o grau normal. Todavia, se for para formarmos o DIMINUTIVO de imbwa, cão, faz-se recurso ao prefixo de classe 12, ka, para o devido efeito. Logo, temos KAMBWA, que em português significa CÃOZINHO. Parece suceder o contrário no português angolano, pois enquanto o kimbundu utiliza o vocábulo KAMBWA para designar somente o DIMINUTIVO do referido nome, o português angolano utiliza-o para se referir, nalguns contextos, ao grau normal e ao diminutivo; ou seja, tanto o cão adulto como o recém-nascido, para eles, é mesmo KAMBWA.

CaetanoCambambe
Enviado por CaetanoCambambe em 30/10/2016
Código do texto: T5807360
Classificação de conteúdo: seguro