Constituição Morfológica dos nomes em Kimbundu (por Caetano de Sousa João Cambambe)

Pretende-se, com a presente publicação, apresentar a formação morfológica de alguns nomes em kimbundu, tal como adequar os prefixos nominais às suas respectivas classes, bem como o singular e o plural de alguns nomes, sem, no entanto, nos esquecermos de mencionar a sua semântica, ou seja, o seu real significado.

Entende-se por nomes/substantivos a classe variada de palavras em número, género, que designa ou indica nomes de pessoas, animais, plantas, coisas, objectos, etc. (Matos, 2012, pág. 156)

Nas línguas bantu, à semelhança do que acontece em português, o conceito é o mesmo, mas discrepante quanto à formação do género, número, grau, bem como a sua constituição morfológica. A derivação numeral, a formação de género e grau, nas línguas bantu, mormente kimbundu, é feita à base de prefixos - isso, de facto, constitui uma das discrepâncias entre as línguas bantu e o português.

Contextualizando, sabe-se que, em bantu, particularmente em kimbundu, os nomes são feitos da seguinte estrutura:

____________________________________

Prefixo nominal + tema nominal

____________________________________

Ex.: Dikamba.

O vocábulo 'dikamba' é formado pela seguinte estrutura: di (como prefixo nominal) + kamba (como tema nominal) = dikamba (amigo).

Assim, partindo da estrutura ora exemplificada, apresentaremos, abaixo, o plural, o singular, a semântica e aconstituição morfológica de, pelo menos, três nomes/substantivos na língua nacional kimbundu:

1.°

Musongo > lavrador > singular

Mu (prefixo nominal de classe 3 ) + songo (tema nominal)

Obs.: o prefixo MU (do substantivo musongo), de classe 3, faz o plural com o prefixo nominal da classe 4. Para isso, deve-se substituir MU pelo prefixo a seguir. A letra S, em bantu, tem o valor fonético de "C". Assim, lê-se 'muSSongo'. Isso vale, quanto à fonia de S, para todos os demais casos.

Misongo > lavradores > plural

Mi (pn 4) + songo (tn)

2.°

Lundanji > árvore > singular

Lu (pn11) + ndanji (tn)

Jindanji > árvores > plural

Ji (pn10) + ndanji (tn)

3.°

Kisanga > ilha > singular

Ki (pn7) + sanga (tn)

Isanga > ilhas > plural

I (pn8) + sanga (tn)

Após termos apresentado um breve 'discorrer' acerca da constituição morfológica dos nomes em bantu, torna-se bastante imprescindível dizer que se deve conhecer a formação dos nomes nas línguas bantu, mormente em kimbundu, a fim de se grafar correctamente e, por fim, preservar a nossa identidade cultural, o nosso património etnolinguístico, quanto aos topónimos e antropónimos de origem bantu.

Obs.: os exemplos acima foram retirados na Gramática de Kimbundu, de Bubakar.

CaetanoCambambe
Enviado por CaetanoCambambe em 29/10/2016
Código do texto: T5806523
Classificação de conteúdo: seguro