Técnica de estudo
Técnicas de apreensão do conhecimento científico
esboço
Definição de:
Leitura
Grifo
Anotações
Dissertações
Formas e níveis de leitura
Leitura decodificadora: é uma simples decodificação dos sinais ortográficos; as letras, as sílabas, palavras, frases e parágrafos. Leitura superficial na busca de conhecimentos científicos, ler-se títulos, subtítulos, orelhas resumos, apresentações e outros.
Leitura inspensional: caracteriza-se pelo tempo estabelecido para a leitura, a arte de folhear sistematicamente.
Leitura analítica é minuciosa, completa, a melhor que o leitor é capaz de fazer. É ativa em grau elevado. Tem em vista o entendimento com profundidade.
Leitura sintopica: leitura comparativa de quem lê muito correlacionando-os entre se, nível ativo e laborioso da leitura.
Detalhes sobre a leitura
Os quatros níveis de leitura são cumulativos.
A leitura de mundo antecipa-se a leitura das palavras e a leitura das palavras influencia a leitura de mundo.
Técnicas de leitura segundo MORGAN e DEESE:
Levantamento, pergunta, leitura repetição e revisão.
Segundo MOLINA (1992. p. 3) são sete os passos a serem seguidos na leitura.
Visão geral do capitulo, Questionamento despertado pelo texto, Estudo do vocabulário, Linguagem não verbal ,Essência do texto, Síntese do texto, avaliação.
Percepções do leitor
O leitor competente transita a vontade pelos quatros níveis de leitura com desenvoltura e autonomia. Esse tipo de leitor é assíduo porque vê na leitura fontes indispensável de novos conhecimentos. Que estariam a sua disposição quando necessário. O leitor precisa observar o que o autor diz. Ele faz leitura comparativa com outros textos que trazem o mesmo assunto. Verifica a relação do texto com o autor. Busca conclusões e entendimentos sobre o texto. Sobre o objeto pesquisado. Os tipos de percepções do leitor são: processamentos ascendentes parte das ideias especificas para as gerais. Descendente ideias gerais principais é fluente e veloz. A percepção madura utiliza ambos os processos, é consciente e ativo.
Grifos
Modos de grifos
Único, duplo e vertical. Um grifo para uma palavra ou tópico frasal. Dois para diferenciar de outros elementos e um grifo vertical para parágrafos.
Os grifos devem ser com inteligência
Conteúdos a serem grifados.
Termos gramaticais
Morfológicos:
Verbos
Advérbios
adjetivos
Sintáxico:
Frases
orações
Articuladores de coesão
Semânticos
Vocabulário
Premissas
Articuladores de texto de Coerência.
Anotações
Formas de anotações
Corridas
Esquemáticas
Resumidas
Conteúdos das anotações
Morfológicas
Sintáxicas
Técnicos
Semânticos
Treinamentos e aplicativos
Leituras
Grifos
Anotações
Dissertações
Dissertação
Fragmentos da dissertação
Normas técnicas da dissertação
Conteúdos dos fragmentos
Dialética das dissertações
Referencia
MEDEIROS, João Bosco. Redação Cientifica, A pratica de fichamento, Resumos e Resenha. Atlas S.A. São Paulo. 8º Ed. 2006.