Srs. diretores / coordenadores escolares, que tal um presente CULTURAL para seus professores ?

Trata-se da inédita E INDISPENSÁVEL palestra

de formação / atualização para professores de todas as disciplinas (embora, em especial, para os de Língua Portuguesa) com o título

"SEMÂNTICA BÁSICA TEXTUAL" (O papel fundamental da Semântica

na produção e interpretação textuais).

Veja o resumo de seu conteúdo :

1. MEDIADOR :

Prof. Pedro Alcântara Lima e Silva, pesquisador e crítico em Língua

Portuguesa, consultor gramatical no Google, revisor gramatical da

Editora Scipione (gramáticas do Projeto RADIX), autor de regras

gramaticais "alternativas" (em caso de vagueza conceitual nas exis-

tentes) e das obras gramaticais "Nas entranhas da Língua" (morfo-

logia e sintaxe) e "Semântica Básica Textual" (da qual deriva a pa-

lestra aqui proposta).

2. APRESENTAÇÃO MAIS RECENTE DESSA PALESTRA :

IAT - iNSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA, em Salvador, dia 22/09/15,

destinado a formação e atualização de professores-supervisores do

PROGRAMA GESTAR, vinculado à Secretaria Estadual de Educação

(com excelente avaliação dos professores presentes).

3. FATO GERADOR (/JUSTIFICATIVA).

Conforme atestado pelas estatísticas do segmento educacional, po-

de-se afirmar : "nem mesmo alunos de séries mais adiantadas

(ensino médio) produzem ou interpretam adequadamente determi-

nados enunciados textuais, quando nestes estão embutidos termos,

expressões ou determinados detalhes linguísticos capazes de alte-

rar o sentido final da frase. E isso tem relação e influência direta

na produção e interpretação textuais.

E tal deficiência é provocada pela (involuntária) inobservância ou

não aplicação dos princípios básicos da Semântica, quando se sabe

que eles são absolutamente indispensáveis no processo de produ-

ção ou interpretação textual.

Porém, por uma questão de justiça, não se pode atribuir tal defici-

ência nem ao aluno e muito menos ao professor da disciplina espe-

cífica, mas sim, ao próprio sistema educacional (ainda) vigente que

não inclui na grade curricular do curso de Letras o ensino obrigató-

rio de, pelo menos, noções de Semântica, provocando enormes pre-

juízos a um e a outro.

E a superação de tal estado de coisas o objetivo a que nos propo-

mos com a palestra aqui proposta.

4. O QUE A PALESTRA ABORDARÁ...

4.1 - Tipos de frases que têm seu sentido alterado (a depender de

determinados detalhes linguísticos).

Ex.: Bahia e Vitória jogarão amanhã.

4.2 - Indicar a alteração interpretativa que a frase enseja

Interpretação pretendida : Os dois times se enfrentarão ama-

nhã.

Interpretação semanticamente (também) possível : os dois

times jogarão amanhã mas não necessariamente um contra o

outro (pode ser que o primeiro terá como adversário o time

"x" e o segundo, o time "y").

4.3 - Os provocadores dessa alteração interpretativa .

No caso do exemplo dado, o provocador da situação semânti-

ca é o emprego inadequado, para este tipo de contexto, da

conjunção E (quando o correto deveria ser a preposição CON-

TRA).

4.4 - Alteração na redação da frase para evitar dubiedade interpre-

tativa:

Opção "a" : Bahia jogará CONTRA o Vitória amanhã.

Opção "b" : Bahia e Vitória SE ENFRENTARÃO amanhã.

(Note que, com as alterações sugeridas - opções "a" e "b" - anula-

-se por completo a possibilidade de mais de uma interpretação

para a mesma frase.

5. PREÇO PROMOCIONAL DE LANÇAMENTO :

R$ 350,00 (com uso do espaço físico disponibilizado pelo contratan-

te).

6. RESERVA

pelo e.mail : pedralis@bol.com.br

(Posso apresentar-me em escolas particulares ou pú-

blicas, faculdades que tenham a área de Letras, associações diversas).

pedralis
Enviado por pedralis em 27/09/2015
Código do texto: T5396325
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