Srs. diretores / coordenadores escolares, que tal um presente CULTURAL para seus professores ?
Trata-se da inédita E INDISPENSÁVEL palestra
de formação / atualização para professores de todas as disciplinas (embora, em especial, para os de Língua Portuguesa) com o título
"SEMÂNTICA BÁSICA TEXTUAL" (O papel fundamental da Semântica
na produção e interpretação textuais).
Veja o resumo de seu conteúdo :
1. MEDIADOR :
Prof. Pedro Alcântara Lima e Silva, pesquisador e crítico em Língua
Portuguesa, consultor gramatical no Google, revisor gramatical da
Editora Scipione (gramáticas do Projeto RADIX), autor de regras
gramaticais "alternativas" (em caso de vagueza conceitual nas exis-
tentes) e das obras gramaticais "Nas entranhas da Língua" (morfo-
logia e sintaxe) e "Semântica Básica Textual" (da qual deriva a pa-
lestra aqui proposta).
2. APRESENTAÇÃO MAIS RECENTE DESSA PALESTRA :
IAT - iNSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA, em Salvador, dia 22/09/15,
destinado a formação e atualização de professores-supervisores do
PROGRAMA GESTAR, vinculado à Secretaria Estadual de Educação
(com excelente avaliação dos professores presentes).
3. FATO GERADOR (/JUSTIFICATIVA).
Conforme atestado pelas estatísticas do segmento educacional, po-
de-se afirmar : "nem mesmo alunos de séries mais adiantadas
(ensino médio) produzem ou interpretam adequadamente determi-
nados enunciados textuais, quando nestes estão embutidos termos,
expressões ou determinados detalhes linguísticos capazes de alte-
rar o sentido final da frase. E isso tem relação e influência direta
na produção e interpretação textuais.
E tal deficiência é provocada pela (involuntária) inobservância ou
não aplicação dos princípios básicos da Semântica, quando se sabe
que eles são absolutamente indispensáveis no processo de produ-
ção ou interpretação textual.
Porém, por uma questão de justiça, não se pode atribuir tal defici-
ência nem ao aluno e muito menos ao professor da disciplina espe-
cífica, mas sim, ao próprio sistema educacional (ainda) vigente que
não inclui na grade curricular do curso de Letras o ensino obrigató-
rio de, pelo menos, noções de Semântica, provocando enormes pre-
juízos a um e a outro.
E a superação de tal estado de coisas o objetivo a que nos propo-
mos com a palestra aqui proposta.
4. O QUE A PALESTRA ABORDARÁ...
4.1 - Tipos de frases que têm seu sentido alterado (a depender de
determinados detalhes linguísticos).
Ex.: Bahia e Vitória jogarão amanhã.
4.2 - Indicar a alteração interpretativa que a frase enseja
Interpretação pretendida : Os dois times se enfrentarão ama-
nhã.
Interpretação semanticamente (também) possível : os dois
times jogarão amanhã mas não necessariamente um contra o
outro (pode ser que o primeiro terá como adversário o time
"x" e o segundo, o time "y").
4.3 - Os provocadores dessa alteração interpretativa .
No caso do exemplo dado, o provocador da situação semânti-
ca é o emprego inadequado, para este tipo de contexto, da
conjunção E (quando o correto deveria ser a preposição CON-
TRA).
4.4 - Alteração na redação da frase para evitar dubiedade interpre-
tativa:
Opção "a" : Bahia jogará CONTRA o Vitória amanhã.
Opção "b" : Bahia e Vitória SE ENFRENTARÃO amanhã.
(Note que, com as alterações sugeridas - opções "a" e "b" - anula-
-se por completo a possibilidade de mais de uma interpretação
para a mesma frase.
5. PREÇO PROMOCIONAL DE LANÇAMENTO :
R$ 350,00 (com uso do espaço físico disponibilizado pelo contratan-
te).
6. RESERVA
pelo e.mail : pedralis@bol.com.br
(Posso apresentar-me em escolas particulares ou pú-
blicas, faculdades que tenham a área de Letras, associações diversas).