APONTAMENTOS DE ESTUDOS PARA CONCURSO 2014

A língua evoluiu graças as literaturas nacionais. A lingüística é a ante-sala dos discursos .

F. Vanoye (2002) em http://sociofespsp.files.wordpress.com/2012/03/vanoye-francis-usos-da-linguagem-2002.pdf

A linguagem engendra o pensar? A linguagem está na mente, em que se organizam os modos de expressão verbal. A linguagem não consegue exprimir-se totalmente, por isso recorre aos recursos não verbais como a mímica. Os surdos e mudos recorrem ao pensamento concretos e sinais gestuais. Os desvios da linguagem são formais comunicantes. Há condicionamentos da linguagem e limitações psicológicas e emocionais e culturais.

____________

São duas as ordens da conexão sintática: semântica pra as pragmáticas do observador da língua: o lingüista/ o gramático, o sociólogo e o antropólogo; do escritor, o esteta, o discursador e o cronista. Se a língua é velha senhora para o gramático; nova para o literato talvez e sedutora para o escritor e o discursador, se não tão velhos. E o escritor fiz: - Puxa! Eu disse tudo isso? Foi sem o saber enquanto a mão à pena deslizante percorria as páginas alvas ou pardas. ___________

Maingueneau (2001), em Analise de texto de comunicação, considera a pragmática (regras)

Comunicação: enunciado (fonte) e o suporte (contexto e cotexto)

Enunciação: ato de produzir discurso (produto ou unidade elementar da comunicação verbal dentro de um contexto).

Pragmática insiste no destinatário

Discurso é a org. situada além da frase (transfrásica),é ato de afirmar, interrogar para modificar, é mono ou dialogal, interatividade (virtuais ou reais), interdiscursiva (normas dentro do discurso).

Coerência na categoria do discurso – texto oral ou escrito em unidades no gênero de discurso.

História e narrativa em Bemnveniste.

_____________________

A MEMORIA É SELETIVA?

E o prazer no visual é da ordem de aceitabilidade e estética.

Os códigos sociais e ideológicas são como idiossincrasias e culturas como moda, costumes e tecnologias.

A semiologia Meira os eventos e fatos como signos da vida social, culturas do cotidiano. Tem ecos na mídia e partidos para Roland Barthes.

Mitologias e vedetes como campos lexicais a representar opiniões e paixões, doxas e ilusões. Para Abraham Moles, a mídia domina nossa vida pela cultura em mosaicos, relutâncias ou adesões pela ilusão da igualdade ou o receio do diferente.

__________________

CAMPOS DO SIGNO: COMUNICAÇÃO, SEMIOLOGIA, GRAMATICA, RETÓRICA, REBUS (SEQUENCIA DE DESENHOS PELA HOMOFONIA E IDEOGRAMA )

Um lance de dados jamais abolirá o acaso: Mallarme apud CAMPOS, Haroldos, 1976.

___________

AUERBACH, Erich. Mimesis – a representação literária da realidade.

Gêneros mito e narrativa bíblica – questão épica – texto cicatriz de Ulisses

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-a-Cicatriz-De-Ulisses/44211253.html

O sacrifício de Isaac no texto eloísta mais rico que o homérico ( o homem não é abandonado por Deus). Deus se abre a historicidade do homem. O mito (pensamento lendário, indeterminado e imanente) remete à fragilidade dos mortais e a indiferença dos deuses. “noção de Deus ou deuses, que é diferente entre os gregos e os judeus, que reflete diretamente em suas obras.”

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 24/12/2014
Código do texto: T5079496
Classificação de conteúdo: seguro