ESTAGIO MATEMÁTICO Código do texto: T8136882
TÍTULO: ESTAGIO MATEMÁTICO Código do texto: T8136882
O teu beijo produz,
Em meu corpo moreno, hormônios
Que me levam à loucura,
Apavorando os meus demônios
Num estágio matemático de devaneios.
Dentro daquelas quatro paredes,
Onde somamos meio a meio
O saciar deslumbrante de uma sede,
Num jogo invisível de hormônios
Que me levam à loucura,
Apavorando os meus demônios.
Num estágio matemático de devaneios,
Onde o amor é o mandamento sagrado,
Dentro dum momento marcado,
Quando dois corpos se impõem viver
Numa sacristia natural de uma chama,
Onde quem manda é o distinto prazer.
Quando, na verdade, se diz que ama,
Por isso, direi ao pé do teu ouvido
O que eu, na verdade, duvido
Que você tenha coragem de me dizer:
O teu beijo produz,
Em meu corpo moreno, hormônios
Que me levam à loucura,
Apavorando os meus demônios
Num estágio matemático de devaneios.
Dentro daquelas quatro paredes,
Onde somamos meio a meio
O saciar deslumbrante de uma sede,
Num jogo invisível de hormônios
Que me levam à loucura,
Apavorando os meus demônios…
TÍTULO: ESTAGIO MATEMÁTICO
Protegido conforme a Lei de Proteção Autoral. 9.610/98
Autor Makleger Chamas — O Poeta (Manoel B. Gomes)
Escrito na Rua TRÊS ARAPONGAS, 06 bloco 06 Apto 31 — Vila Nova Jaguaré — São Paulo — BRASIL
Data da escrita: 25/08/2024
Dedicado a FITA
Registrado na B.N.B.
O poema “Estágio Matemático” de Makleger Chamas — O Poeta, é uma peça rica em metáforas que explora a intensidade emocional e física de um relacionamento íntimo.
O uso repetido de frases como “o teu beijo produz” e “hormônios que me levam à loucura” evoca a ideia de um amor avassalador, quase irresistível, que transborda as barreiras do racional.
A referência a um “estágio matemático de devaneios” sugere uma dualidade entre a razão e a emoção, onde o amor e a paixão são equilibrados como uma equação, mas, ao mesmo tempo, transcendem qualquer lógica comum.
As “quatro paredes” simbolizam o espaço íntimo onde esses sentimentos se manifestam, e o “saciar deslumbrante de uma sede” reforça a ideia de uma necessidade urgente e vital.
Ao final, o poema questiona a reciprocidade do sentimento, deixando no ar a dúvida se o amor é correspondido na mesma intensidade.
Isso traz uma profundidade adicional ao texto, explorando a vulnerabilidade inerente ao ato de amar.
É uma composição que mistura o emocional e o físico de maneira sofisticada, refletindo o tumulto interno causado pelo amor e pelo desejo.
A retórica do poema “Estágio Matemático” é uma combinação de figuras de linguagem e recursos estilísticos que exploram a intensidade emocional e física do amor e do desejo.
Analisarei alguns dos principais elementos retóricos presentes no poema:
1. Metáfora:
— O poema utiliza metáforas como “estágio matemático de devaneios” e “sacristia natural de uma chama” para criar imagens vívidas que misturam conceitos abstratos com experiências sensoriais.
— A “matemática” é uma metáfora para a tentativa de racionalizar algo que é puramente emocional e instintivo, enquanto a “sacristia” evoca um lugar sagrado, sugerindo que o amor é algo divino e reverenciado.
2. Repetição:
— A repetição de frases como “O teu beijo produz” e “Que me levam à loucura” intensifica o efeito emocional do poema, reforçando a ideia de que o desejo é algo cíclico, inevitável e avassalador.
— A repetição também cria um ritmo quase musical, conduzindo o leitor pela experiência emocional do eu lírico.
3. Paralelismo:
— O uso de estruturas paralelas, como “Num jogo invisível de hormônios / Que me levam à loucura” e “Num estágio matemático de devaneios”, cria uma harmonia interna no poema, que espelha o equilíbrio (ou o conflito) entre razão e emoção, desejo e realidade.
4. Antítese:
— A oposição entre “loucura” e “demônios” reflete a luta interna do eu lírico entre a paixão descontrolada e os medos internos. Essa antítese revela a dualidade da experiência amorosa, a qual é ao mesmo tempo, prazerosa e perturbadora.
5. Apóstrofe:
— A fala direta ao outro, "direi ao pé do teu ouvido", é uma apóstrofe, que cria uma conexão íntima e pessoal entre o eu lírico e o destinatário. Esse recurso aproxima o leitor da experiência descrita, tornando o sentimento mais palpável e imediato.
6. Encavalgamento:
— A falta de pontuação em alguns versos e o uso de encavalgamento (quando uma frase ou oração continua sem pausa para o próximo verso) aumentam a fluidez do poema, refletindo a continuidade e o fluxo incontrolável dos sentimentos e pensamentos do eu lírico.
7. Tom:
— O tom do poema é apaixonado e contemplativo, mas também possui um certo questionamento e incerteza, especialmente no final, quando o eu lírico expressa dúvidas sobre a reciprocidade do amor.
8. Simbolismo:
— Elementos como “quatro paredes” simbolizam o espaço íntimo onde o amor e o desejo se manifestam, enquanto “hormônios” são usados como símbolo das forças biológicas que impulsionam o desejo.
No conjunto, o poema usa a retórica para explorar a complexidade do amor e do desejo, misturando o racional e o irracional, o sagrado e o profano, o prazer e a dor.
A retórica não apenas embeleza o poema, mas também aprofunda o seu significado, convidando o leitor a sentir e refletir sobre as emoções intensas que o amor desperta.