Lampião de gás

Entre os recantos da minha memória, há uma canção suave que ecoa como o sussurro de um lampião de gás balançando ao vento. Suas luzes verde e azulada dançavam pela minha janela, pintando meu quarto com um brilho mágico que só a infância poderia entender.

Em meio ao bulício das calçadas, onde o almofadinha desfilava com sua palheta branca e calça apertada, e onde os jogos de bilboquê e diabolô traziam risos inocentes, o lampião era nosso cúmplice silencioso. Ele testemunhava nossas aventuras infantis, iluminando não só as brincadeiras, mas também nossos sonhos mais secretos.

Oh, São Paulo daquela época, tão calma e serena, onde cada rua escondia histórias e cada esquina guardava segredos de um tempo que se foi. O bonde aberto, com seu ranger característico, e o vassoureiro com seu pregão melodioso, eram personagens de um cenário que hoje parece um sonho distante.

E como não lembrar das tardes de garoinha fina, quando o lampião de gás ganhava uma aura ainda mais mágica, refletindo seu brilho nas gotas que escorriam pela vidraça? Era um tempo de sabugueiros grandes e cheirosos nos quintais, onde a vida se desenrolava com a suavidade de uma canção antiga.

Mas hoje, quando a cidade cresceu e o tempo nos levou para longe da inocência da infância, o lampião de gás permanece como um farol de saudade. Ele não ilumina apenas o passado, mas também aquece o coração com lembranças de momentos que moldaram quem eu sou.

Em cada lembrança, há um toque de romance, um sopro de nostalgia que nos conecta ao que foi perdido. O lampião de gás não é apenas uma peça de mobília antiga, é um guardião dos nossos segredos mais profundos, das risadas compartilhadas e das lágrimas derramadas.

Assim, enquanto a cidade continua a crescer e se transformar diante dos meus olhos, guardo com carinho as lembranças do lampião de gás que me ensinou sobre a magia da infância e a beleza das pequenas coisas. Ele ainda brilha em mim, como uma constante lembrança de um tempo em que a vida era mais simples e o amor, mais puro.

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 19/06/2024
Código do texto: T8089145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.