O tempo não para - Cazuza

Há tempos não escrevo algo por aqui. Então, vamos lá! Hoje, eu gostaria de compartilhar uma reflexão acerca dessa magnífica obra de arte musical, gravada no final dos anos 80.

Em seu primeiro verso "Disparo contra o sol, sou forte, sou por acaso", é possível observar uma fusão entre o eu lírico com o próprio atuor, apresentando-se como alguém que, apesar de sua condição debilitada, ferida e fragilizada (minha metralhadora cheia de mágoas), ainda busca forças para travar uma luta, com resistência e individualidade. O "disparar contra o sol" sugere uma luta contra forças maiores, como a própria passagem do tempo mediante à morte. Ainda nessa primeira estrofe da música, Cazuza se diz estar "cançado de correr na direção contrária", a metáfora sugere uma luta contra a hipocrisia, a moralidade conservadora e o preconceito que ele enfrentou, em vida e que ainda rege o país.

É incrível como a letra dessa canção nos remete à dramática realidade atemporal, cuja repugnante angústia é expressa pelo eu poético em afirmação como "sobrevivemos sem nenhum arranhão" ainda que em meio às mazelas, às adversidades e aos perigos, ironicamente dependente "da caridade de quem nos detesta”. Trata-se de uma ótima oportunidade de reflexão a respeito da identidade de um povo, constantemente reprimido e sem esperança no futuro, em todos os segmentos: social, moral, cultural, ético, religioso ou político.

No verso “um museu de grandes novidades” o poeta alerta-nos sobre as práticas que se repetem, não apenas presentes em um "tempo que não para", mas no sofrimento incessante. Cazuza deixa-nos claro que há sempre uma "nova roupagem" embaralhada ao passar do tempo, ou seja, nada é novo, os métodos nefastos de antes continuam os mesmos, ou seja, como se a nossa sociedade estivesse presa a um ciclo estagnado.

Em “Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro... Transformam o país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro”, é possível observar a lamentável realidade de um país ambicioso e ainda ancorado ao preconceito, não somente para com o fundamento LGBT, mas com tudo e todos, um árduo "braço de ferro" de uma minoria predominante, que se põe acima da verdade, que julga pelas aparências e que, dificilmente, aceitará o diferente, também, jamais entenderá sua própria insignificância.

Cazuza versa sobre um país edificado em torno de uma elite social ambiciosa, prepotente, preconceituosa e ignorante, cuja bandeira está hasteada em meio ao caos, lamentavelmente, a conduzir toda uma nação à lama e à submissão social. O combustível da corrupção mantém a sua chama evidente no verso “a tua piscina está cheia de ratos”, aqui a palavra "piscina" traz uma carga semântica específica, cuja representação expressa uma marca de "ostentação social", talvez não tanto para os dias atuais, mas naquela época, certamente seria. O poeta cria estereótipos, metaforicamente, por meio do termo "ratos", sem dúvidas, uma crítica aos oportunistas de plantão, que eram/são os de sempre, não necessariamente todos os representantes da elite, mas de parte significativa, a circular pelos bastidores da política, da sociedade e da economia, gente que sustenta o poder, que poderia fazer a diferença, mas só pensa em si e leva suas convicções à risca, passando por cima de quem for para manter os seus interesses, pouco se importando com o valor moral ou ético de suas ações.

Em “tuas ideias não correspondem aos fatos” o eu lírico expressa a hipocrisia generalizada, seja por meio da ostentação, dos falsos moralistas, dos falsos religiosos, como também representada num amontoado de ódio e preconceitos presentes numa camada social que pensa raso e ofusca a luz do toda a nação. A reflexão em torno de "ideias que não correspondentes aos fatos" também pode estar endereçada a quem está "no andar de baixo" e reproduz o mesmo barulho que se reverbera pelo "andar de cima", os que reproduzem ações e ideias sem se questionarem a respeito de sua própria identidade ou origem.

Pode-se concluir que Cazuza tinha plena noção do seu tempo, da sua realidade, da sua exata situação naquele momento. Estava "cansado de correr na direção contrária" sim. Cansou-se das mágoas, das frustrações, de observar o tempo a passar e ver que tudo ficava, cada vez, mais distante... Era tempo de agir, a seu tempo e a seu modo, de expor visão crítica ao mundo, pois não havia um só minuto a perder... Claro, a poesia é subjetiva, nela, cada um ver o que o seu senso crítico expressa. A esse humilde interprete, é exatamente isso, por essa razão considero Cazuza um cara fora da curva.

Se leu até aqui, obrigado pela atenção e sigamos em frente, porque o tempo não para!

Edilson Neres
Enviado por Edilson Neres em 26/06/2021
Reeditado em 28/04/2025
Código do texto: T7287446
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