SONHO MUSICAL

SONHO MUSICAL

Houve um tempo, a 35 - 40 anos, que uma dessas 20 MIL LEIS que o Brasil tem proibia o uso de bromato no pão. As padarias usavam à vontade o tal produto químico para fazer o pão "francês" (que depois virou "careca", 2 asneiras crassas) crescer mais do que a inflação da época, de uns 20, 25% ao mês.

Nos sonhos (os de padaria) se usava um creme amarelo altamente cancerígeno (ciclamato, eu acho, assim como o "Colorau")... mas o que tem isso a ver com música? Já chego lá! O fato é que, fãs de pão, temos nos sentido extremamente mal com êles, comidos de noite dão imenso mal-estar, dorme-se pouco e os pesadelos não falham.

Nesta madrugada de 29 de julho de 2016 acordei, por volta das 3 e meia da manhã, de um sonho desagradável: meu irmão era xingado por uma síndica do edifício onde pegara, no chão, um rolo de plástico inútil. Da lateral do prédio surge uma jovem senhora, com 1 saxofone -- do tipo que parece as costas de jacaré, cheio de "bolinhas" -- quase do tamanho dela e me pergunta se tenho discos do Stan Getz. Respondo que sim, além de Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald. Na cena seguinte estou no meio da Banda, comentando que a melodia que ouvira é muito convencional, comportada e que precisava de uma letra. Daí surge a letra da tal melodia (que sequer existiu no sonho, digo, pesadelo), só a primeira estrofe, inteira, como está anotada no final deste texto.

Soube que Paula Fernandes -- que admiro -- teria admitido que boa parte do que faz, do que cria, está próximo do "transe mediúnico", vem "pronta" do espaço sideral, de alguma esfera extraterrestre. Depois se arrependeu, as patrulhas ideológicas do Evangelismo fanático a obrigaram a se retratar. Pois eu não tenho receio em afirmar que parte expressiva do que produzo me vem em sonhos e que, acordado, tento reproduzir vencendo os lapsos da memória senil.

Meu único receio é o de plágio involuntário, "reprisar" melodia existente, "oculta" nos confins da memória. A melodia desta canção me remete aos 7 ou 8 anos em Ponta Grossa / PR, passando alguns dias na casa da tia Joana. Num momento de solidão extrema, de madrugada, insone, ao longe um rádio tocou... "mais uma luz que se apaga, / mais uma estrela que brilha, enfim. / Meu coração só é mágoa, / quando estás longe de mim". Longe de tudo, dos pais, da terra onde nasci, eu chorei !

'NATO" AZEVEDO -- escritor e compositor -- 29/julho 2016

*********************************************

SONHOS SEM FIM

I

Eu disse

a você

que, pra bem viver,

é preciso amar.

Mas,

não sei porquê

você, meu bem querer,

só me faz chorar.

I I

A felicidade

em qualquer idade

não é ilusão.

Aos olhos do Amor

-- seja pra quem fôr --

se dá o coração.

I I I

Vamos

seguir juntos,

não mude de assunto,

só quero te amar.

A Vida é

tão curta,

não sejas injusta...

tens que perdoar !

I V

Os céus

estão chorando

e a chuva,

cantando,

celebra o Amor.

Vem, pra mim,

sorrindo...

falta estou sentindo,

grande é minha dor!

'NATO" AZEVEDO

(29/julho 2016)

*****************

ATENÇÃO: esta melodia estará em meu espaço

no YOUTUBE, favor acessar... (user/natoazevedo)