O sertão
l
O meu nome é Nordeste tenho seca, tenho sede, tenho fome. Sou caipira, sou matuto, mas o melhor de tudo sou um homem sertanejo. Tenho pressa, pois se o sol me abrasa e me queima eu aguento eu sou forte. Saibam todos que eu sou um matuto, mas sou um verdadeiro nordestino brasileiro.
ll
Minha terra esta morrendo os animais e aves também e foi por minha culpa. Que tudo isto aconteceu, pois tirei a alma da terra que os alimentava também. As arvores com suas sombras, suas seivas, seus frutos, suas folhas suas belezas naturais. Pela minha ganância da riqueza perdi tudo na vida, ate minha família também..
lll
Só não perdi a fé em Deus e da chuva que não vem e foi tudo por minha culpa, Que tudo isto aconteceu, mas eu aqui de joelhos te peço que ouça minhas preces Por favor, ajude-me consertar o estrago que fiz para a caatinga do meu sertão não morrer. Meu cavalo já velho e cansado já não suporta mais galopar neste sol abrasador.
lV
Já não da mais para plantar nem as arvores que derrubei, por favor me ajude com a água, que o resto eu farei plantarei alimentos para as aves e os animais e por ultimo plantarei o alimento para todos, pois a terra esta muito seca e Arida parecendo um grande deserto, as cisternas já secaram e o meu nordeste também.
Boby Lins Silvio Cisterna