FOME ZERO E EVOLUÇÃO
CARNAVAL ACECE 2003
-Neste ano, o Bloco ACECE faz um protesto bem-humorado a respeito dos problemas do nosso país, (FOME, EDUCAÇÃO e ALTOS IMPOSTOS; para nós, leigos em economês, fica difícil entendermos como resolver a equação: para evoluir, precisamos estudar; para estudar, precisamos nos alimentar bem; para nos alimentarmos bem, precisamos de produção e dinheiro; para produzir e ganhar dinheiro, precisamos de crédito, que não conseguimos pois os bancos não liberam financiamento$; sem financiamento$, não conseguimos novos empregos; sem novos empregos, não conseguimos evoluir... E sem baixar os impostos, o País fica sem dinheiro para novos investimentos!!! Difícil, né?
-Como o resto do país, também temos muita esperança no novo governo e nas mudanças que devem ocorrer ; sabemos que não se pode mudar tudo de uma vez, queremos ajudar e esperamos que estas mudanças revertam o quadro de indefinições e falta de oportunidades e perspectivas que, há décadas, se firmou em nosso povo já tão sofrido.
-É o Carnaval da Esperança de melhores dias, melhores oportunidades e MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
-Por estas e outras mais, o Bloco ACECE, que agrega condutores, turistas e simpatizantes do Meio Ambiente e do Turismo, fez um Enredo colocando a FOME ZERO na avenida, numa verdadeira “INTEGRAÇÃO NACIONAL”, abençoada pelo Gavião, símbolo do Bloco. Na Comissão de Frente, os guias estarão caracterizados como ministros e membros da equipe do governo, que ao lado do presidente estarão lutando contra o flagelo da fome. No Carro Abre-Alas, a Fome está em luta com nosso super-herói, o “SUPER FOME ZERO”. A seguir, a Porta-Bandeira e o Mestre-Sala, simbolizando a Fartura, trazem a bandeira do bloco. Logo atrás, os Destaques, simbolizando as ONGs, mostrando a necessidade de participação de toda a sociedade nesta luta. A seguir, entremeadas por destaques, vêm as alas, que são: Ala “Nóis qué cumê”, trazendo tudo que a população precisa para viver com dignidade; Ala “Nóis qué plantá”, dizendo tudo que é preciso cultivar para se ter uma sociedade justa; Ala “Nóis já plantou”, que traz as crianças e os produtos agrícolas locais, mostrando que nosso povo é tão fértil quanto nossa terra, desde que receba as mínimas condições para trabalhar; Ala “Nóis já cumeu”, que mostra a animação de um povo bem nutrido; Ala “Estrelas”, formada pelos turistas, que são a peça principal para o desenvolvimento sustentável de nosso município, as verdadeiras estrelas de nosso carnaval. O bloco apresenta ainda dois carros: o da Fartura e o da Lua.
-A maior parte das fantasias e adereços foi confeccionada pelos guias da ACECE, pela SECTURMA (Secretaria de Turismo e Meio Ambiente) e simpatizantes, com material reciclado, recolhido nas ruas e no lixão da cidade, como sempre. O material das fantasias dos destaques, foi doado pela Prefeitura e ONGs locais, completado com dinheiro arrecadado em festas e bingos promovidos pelo bloco. Todas as fantasias foram confeccionadas por costureiras locais, nada foi comprado pronto.
-A música deste ano, feita por Mário e Patrícia, foi gravada no estúdio “Jones Records”, de Teresina de Goiás, com a participação de Agostinho.
FOME ZERO E EVOLUÇÃO
Não é brinquedo não, não é brinquedo não
Lá vem o Bloco ACECE agitando a multidão
No carnaval, é bom se animar,
Pega o copo rapidinho bebe muito e vem dançar
Eu quero ver este povo tão brilhante,
Como a lua e as estrelas do meu céu de Cavalcante
Novo milênio, os problemas são antigos
Nosso povo é ingênuo, pensa que só tem amigos
Se for deixando desse jeito, todo mundo se aproveita
Dia e noite trabalhando e quem ganha é a receita
Não é brinquedo não, não é brinquedo não
Lá vem o Bloco ACECE agitando a multidão
Pra progredir, é preciso comer bem
Se quiser evoluir e nessa vida ser alguém
Me desespero com a barriga a roncar,
Anda logo FOME ZERO, que o bicho vai pegar
Nestes tempos tenebrosos, onde falta educação
Também falta consciência, falta luz no coração,
O novo presidente já começa a mudança
Vem goiano, vem com a gente,vem cantar a ESPERANÇA