A SERPENTE DO IBAMA CONTRA A CHAPADA

CARNAVAL ACECE 2002

Neste ano, a ACECE e seus simpatizantes resolveram fazer um protesto bem-humorado a respeito da passagem do LINHÃO por nossa região, para levar energia a outros estados brasileiros, mas não a Goiás, que sofrerá danos ambientais enormes, e não receberá nenhum tostão desta energia.

Também na divisão da compensação ambiental, Goiás foi prejudicado, pois o Parque da Chapada dos Veadeiros receberá 3 milhões e o Parque da Chapada Diamantina, na Bahia, receberá 15 milhões.

Será que o ACM ainda tem tanta força, ou o IBAMA tem outras pretensões com essa divisão tão desleal e injusta?

Protestamos ainda contra a multa que o IBAMA aplicou na Prefeitura por esta haver, como faz todos os anos, não importa qual prefeito ou partido político, consertado a Serra do Vão, alegando que agora ela faz parte do “Parque ampliado”.

E esse é o órgão que existe para proteger a Natureza, socorro!

Por estas e por outras mais, o Bloco ACECE, que agrega condutores, turistas e simpatizantes do Meio Ambiente e do Turismo, resolveu fazer um Enredo colocando o linhão na avenida, junto a montanhas, bichos, guias da seleção brasileira, passistas, e muitas globelezas goianas, num verdadeiro “Samba do Goiano Doido”, abençoado pelo símbolo da ACECE, o Gavião Forte e Valente.

As fantasias e adereços foram confeccionadas pelos guias, pela SECTURMA e simpatizantes, com material reciclado, recolhido nas ruas e no lixão da cidade.

A música deste ano, feita por Mário, Miro e Patrícia, foi gravada no estúdio de Campos Belos.

A SERPENTE DO IBAMA CONTRA A CHAPADA

Lago da Serra da Mesa, o goiano se animou

Energia, que beleza, sofrimento acabou

Mas estava enganado, vai ser só fornecedor

Esse povo maltratado não merece esse favor

Pega a vereda

Pega a chapada

Pega o cerrado

Pega o Rio claro

Pega o mirante

E o IBAMA, ai que mêda,

inda multa Cavalcante

Cavalcante, Cavalcante, que o Senhor abençoou

O seu sonho, num rompante, bateu asas e voou

Só queria entender, neste conto chapadeiro

Porque é que a Diamantina vale mais que o Veadeiro

refrão

A chapada paga o preço desta falta de visão

Mas vem desde o começo pedindo sua atenção

Gavião forte e valente protegendo a Natureza

Vai domar esta serpente, descobrir sua beleza

refrão

Pat Difusa
Enviado por Pat Difusa em 21/12/2006
Código do texto: T323954