Maranhão 66

*****"Recebo na praça pública..."

Pública? Quer dizer que a praça é nossa?

"..o direito de governar o estado do Maranhão.."

Puxa, acho que era disso mesmo que precisávamos

"...direito que me foi dado pela vontade soberana do povo.."

Dado?

"..o nosso sol e a nossa terra testemunharam, os longos, trabalhosos e asperos e heróicos caminhos que nos conduziram a essa tarde..."

Aqui se planta se colhe e se dá todo é dado

"...a essa solenidade e a esse instante."

Arroz, feijão, mandioca e milho, posso escolher.

"O mandato que veho receber tem a marca tem a marca da luta, tema a chama da mais autêntica vontade popular, da liberadade de escolher e preferir, da consciência das opções"

1,09% de 100%, mamãe dizia que era melhor que nada, porém sentia que era nada, e quem não cultivava?

"O Maranhão não suportava mais, nem queria o contraste de suas terras férteis, de seus vales úmidos, de seus babaçus ondulantes, de suas riquezas potências com a miséria com a angústia, com a fome, com o dessespero percorridas que não levam a lugar nenhum, senão ao estágio em que o homem de carne e osso é o bicho de carne e osso."

Estamos crescendo, crescendo.

"O Maranhão não quer a desonestidade no governo, a corrupção nas instituições e nos espaços."

O que diria Vitorino Freire?

"O Maranhão não quer a vilolência por instrumento da política para banir direitos, dos mais sagrados, que são da pessoa humana, com a impunidade dos assassinos garantida pelos delegados e a liberdade reduzida a uma oportunidade para abastadar os homens."

Renda per capita de dois kilos, isso é a justiça com o povo.

"O Maranhão não quer mais o governo como uma caixa privada, recolhendo dízimos inexistentes para inexistenciar os favorecidos que não são inexistenciaveis pois se pode identifica-los após anos de corrupção."

Isso também evoluiu.

"O Maranhão não quer a miséria, a fome e o analfabetismo, as mais altas taxas de mortalidade infantil, de tuberculose de malária de esquistossoma no exercício do cotidiano."

Senhor governador, diga só que nos falta o mínimo.

"O Maranhão não quis morrer sem antes gritar, não quis morrer estático com os olhos parados e sem o retardatário, marginal do progresso, olhando o Brasil e o Nordeste progredir.."

Hum, então Brasil e Nordeste são coisas diferentes? Agora tudo faz sentido.

"..enquanto nosso estado mergulhado na podridão não podia marchar ou andar."

Bom, muito bom Ribamar, então é sair derrubando tudo que é verde tipo São Paulo e Rio de Janeiro.

"Como iremos construir nossas estradas?

Como iremos formar nossos técnicos?

Como iremos construir nossos espaços?

Como poderemos industrializar o Maranhão e criar novos empregos?

Como iremos mudar essa face do Maranhão 100% pobre, com deficitários de habitação, educação e saúde?"

Pois é, acho que não vamos.

"Temos uma reserva humana, um força muito grande."

Fome senhor Ribamar, temos uma fome muito grande.

"Temos nossos olhos nesta tarde no começo do governo voltados para aquela barragem de cimento que atravessa o Parnaíba e nos acena como um sinal de progresso..."

Mas tão longe, eu moro em Turiaçu, é possível levar cimento até lá?

"O Parnaíba domado, para que o Maranhão possa transformar aquele castelo no universo em, como os técnicos chamavam, a usina de boa esperança, é a zona mais prospera de nosso nordeste, onde será o maior campo para o investimento."

Luz, hum luz muda tudo, não?

"Temos as nossas palmeiras aqui plantadas pela natureza, e o Maranhão, é a maior reserva do mundo em gordura vegetal, o 150.000km² cobertos de babaçu, que cada vez mais iremos exportar, industrializar e provar para o Brasil que ele ao invés do problema pode se tornar uma grande solução para todos nós."

E temos fome Ribamar, nós queremos é gordura animal Ribamar.

"O Marques de Pombal, em carta ao então governador o Maranhão Covas dizia que dois clãs que governavam o Maranhão eram como um amor e um justiça cega, prova que eles não eram cegos porque amor e justiça cegos é um grande perigo para que governa nessas paradas, e advertia, que não se deviam eleger aqui dentre esses."

Pombal, aquele Pombal? Me desculpe mais isso uma espécie de referência para comparação com o que exatamente?

"Vamos com os olhos voltados para a realidade.."

É tudo que eu quero Ribamar.

"...viver essa paixão deste governo novo, em todos os minutos, todas as horas, todos os dias, paixão que hoje é alegria e sorriso e que amanhã será trabalho e perseverança para construir o Maranhão da liberdade e do progresso. Muito obrigado meus amigos."

Obrigado eu

Nota

O Maranhão tem a 2° pior educação do país -Pisa

Tem taxas de 50% de insegurança alimentar - IBGE

O MA tem a pior Saúde do País - Firjan

Obrigado Família Ribamar.

***** Discurso de posse de José Sarney em 1966

Ozzy
Enviado por Ozzy em 14/02/2011
Código do texto: T2791623
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.