Um blues pras Sisters

Essa é pra quem gosta de blues e de violão.

Tarde preguiçosa, modorrenta, silêncio de feriado.

Dia de descanso, lazer e prazer.

Olha pro violão há tanto tempo esquecido num canto e resolve desenferrujar dedos, voz e repertório.

Despe a capa com uma certa volúpia amorosa, alisa a madeira envernizada com carinho, passa um dedo languidamente pelas cordas pra verificar a afinação. E descobre que o seu instrumento é mais fiel que muita gente por aí -- permanece afinadinho mesmo depois de meses de abandono.

Senta-se com as pernas cruzadas sobre a cama e faz o primeiro acorde -- sol maior.

"Sister... you've been on my mi-ind"

Os dedos vão de sol pra si sétima.

"Sister... we're two of a ki-ind, so... sister..."

De si sétima pra mi menor, depois pra sol sétima e daí pro dó.

"...I'm keeping my eyes on youuuu..."

De dó pra ré sétima e pra sol novamente. E um brequezinho em ré sétima só pra dar a virada. Tchurururu.

"I betcha think I don't know nothing"

Sol maior bem rithm'n'blues...

"but singing the bluuues, oh... sister..."

Si sétima e logo o mi menor.

"Have I got news for you, I'm something"

Do mi vai pro sol sétima e logo pro dó.

"I hope you think that you're something too..."

De dó pra ré sétima e de volta pro sol, caindo logo no sol sétima pra fazer nova virada. Tan dan dan dan, dararan dararan... dararaaannn...

"Scuffling... (oooo)... I've been up that lonesome road"

Mi menor e uma variaçãozinha em torno desse acorde, com o dedo indicador indo e voltando no compasso pelas primeiras casas na corda ré.

"And I've seen a lot of suns going down"

Continua a variação em torno do mi menor, com um brequezinho ligeiro soltando a corda ré e voltando. Tchan tchan.

"Oh-oh , but trust me"

Ainda no mi menor, indo e voltando pela corda ré.

"No low life's gonna run me around"

Mi menor, lá sétima, ré sétima.... e sol. Tchu tchuru.

"So let me tell you something"

Sol, ré sétima e sol novamente.

"Sister... remember your name"

Sol pra si sétima.

"No twister gonna steal your stuff away, myyy sister..."

Si sétima pra mi menor, depois sol sétima e, então, dó maior.

"Show ain't got a whole lot of time"

De dó pra ré sétima e pra sol. Caindo pra sol sétima pra dar a virada final. Tararara darara darara.

"So shake your shimmy, sister..."

Sol sétima pra dó e pra ré sétima, depois o sol maior -- um harpejo só e pára...

"'Cause honey I sure is feeling fi-ine..."

Harpejo no sol, dedilhando nas cordas si e mi a clássica sequenciazinha final dos velhos blues -- churu-duru dururu dururuuu... parararaaaaaaaaa... -- terminando com uma lânguida tangida no sol sétima.

E não é que ela se lembrou de tudo?

:)

N.A. - A música aqui "tocada" chama-se Miss Celie's Blues, de Q. Jones/ R. Temperton/ L. Richie, que se encontra na trilha sonora do filme A Cor Púrpura e que foi gravada pelo Renato Russo no CD The Stone Wall Celebration Concert.

Maria Iaci
Enviado por Maria Iaci em 29/11/2009
Reeditado em 30/11/2009
Código do texto: T1950517
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.