HOMENAGEM AO VAQUEIRO MININIM

HOMENAGEM AO VAQUEIRO MININIM

Autor-Eduardo Mendonça

Intérprete - Luiz de Jovino

O internauta pode até se perguntar: "Mas, Eduardo só faz homenagem ao vaqueiro? A maioria dos seus trabalhos é ligada ao tema."

Na verdade, tenho centenas de músicas compostas que ainda não foram postadas aqui, e a maioria delas não homenageia o vaqueiro. Mas, primeiro estou postando aqui as músicas relacionadas com a nossa grandiosa festa da vaquejada, a maior da chapada diamentina e à tantos heróis sertanejos que são os expoentes desta festa: os vaqueiros. Quem não conhece nossa terra ou nossa região, talvez não tem idéia da importancia da festa dos vaqueiros pra gente. Talvez nao tenha consciência da grandiosidade das histórias e dos atos de bravura dos vaqueiros da nossa terra e da nossa região. Muitos aqui têm um amor incrível por estas histórias e por estes homens, muitos, considerados como mitos, como heróis da nossa terra e da nossa região. Tenho em meu acervo mais de 500 composições, muitas paródias e adaptações e versões e pelo menos 200 destas composições são em homenagem aos vaqueiros e à história da nossa festa de vaquejada. A maioria das músicas que componho é oriunda das entrevistas e filmagens feitas ao longo dos anos pelas fazendas, pelos povoados e vilas e principalmente nas rodas de conversas pelos batentes e terreiros destes ranchinhos regiões afora, por estas fazendas da região. Ainda tenho dezenas e dezenas de entrevistas que ainda vão se transformar em mais canções e homenagens à estes homens sertanejos de histórias impressionantes. Até o final de 2010 quero pôr aqui mais de mil canções relacionadas com este tema e com muitos outros temas que temos aqui em nosso acervo. Vivo 24 horas por dia, ora gravando, revendo arquivos, pesquisando, conversando, visitando, ora viajando pelas zonas rurais da minha terra e da minha região, produzindo novas histórias, ora compondo, divulgando, tudo isso ligado à história, à arte, à cultrua, à literatura regional, enfim, fazendo tudo isso por amor ao meu sábio povo sertanejo e aos costumes da minha terra e das cidades da minha região. Aqui abaixo, o meu mais recente trabalho ligado ao tema VAQUEJADA. Na minha última viagem pela zona rural do município de Ibipeba, passando por Olhos Dagua dos Batatas onde encontrei e fiz uma reportagem com o vaqueiro Dudo Bento e chegando a Recife do Morro do Gomes, onde fizemos um documentário em forma de homenagem ao querido vaqueiro e eterno sanfoneiro Jonas de Souza Pereira, o querido Mininim. Fomos la e levamos um grupo de sanfoneiros, acompanhado pelos amigos artistas Paulino Teixeira de Matos- O Teixeira, Domingos Sanfoneiro, João Cadorna-cantador popular e mais: Liandro Antiques e Vítor Alcântara-fotógrafos culturais de Barra do Mendes. Vocês imaginam a emoção de querido Meninim e da sua família, quando nos juntamos no terreiro da sua casa, em frente à pracinha do lugar, esse grupo de artistas da terra? Este dia 04 de Julho de 2009 vai ficar marcado em minha memória como um dos principais momentos da minha vida. Foi uma emoção indescritível para mim, principalmente depois que o homenageado, ja recuperado de tanta emoção e prazer, tentou tirar algumas notas na sanfona de Domingos Sanfoneiro. Logo após Teixeira cantou uma musica em ritmo de xote em homenagem à ele e depois, de tanta cantoria e emoção, fomos fazer as nossas gravações com o homenageado, entrevistando e perguntando tudo sobre a sua vida. Desta entrevista nasceu esta canção abaixo, que ainda será gravada nos stúdios do grande maestro Hudson Bahia, pelo grande artista da terra Luiz de Jovino e, esta canção vai fazer parte do proximo cd da vaquejada 2009, que vai sair em breve. No DVD deste documentário em homenagem à Mininim a canção está gravada provisoriamente com voz e violão por Luiz. Veja a letra da canção e futuramente, a gente vai por o áudio, depois de gravada nos stúdios profissionais do querido Hudson.

O VAQUEIRO MININIM

Autor-Eduardo Mendonça

Intérprete – Luiz de Jovino

VAQUEIRO VELHO

MEU JONAS DO CORAÇAO

GUARDEI POR RECORDAÇAO

POR TUDO QUE VOCE JA FEZ

VAQUEIRO VELHO

QUE ME AJUDOU VENCER

TUDO QUE HOJE EU TENHO

EU DEVO MUITO À VOCÊ.

VAQUEIRO VELHO

POR ONDE VOCÊ ANDOU?

TEM HISTORIAS PRA CONTAR

DO TEMPO QUE CAMPEOU

VAQUEIRO VELHO

DE UM TEMPO QUE LONGE VAI

MEU QUERIDO E VELHO PAI

FOI MEU GRANDE PROFESSOR

VAQUEIRO VELHO

COMO É GRANDE O MEU AMOR

VOU LUTAR PRA QUE MEU FILHO

LHE DÊ O MESMO VALOR

VAQUEIRO VELHO

POR ONDE VOCÊ ANDOU?

TEM HISTORIAS PRA CONTAR

DO TEMPO QUE CAMPEOU.

MEU VELHO PAI

SANFONEIRO DO SERTÃO

HOJE É SÓ RECORDAÇÃO

SUA SANFONA JÁ PAROU

MEU VELHO PAI

JA NO PESO DA IDADE

ME BATEU UMA SAUDADE

DO TEMPO QUE JA TOCOU

MEU VELHO PAI

POR ONDE VOCÊ ANDOU?

TEM HISTORIAS PRA CONTAR

POR ONDE VOCÊ TOCOU.

VAQUEIRO VELHO

AINDA EXISTEM SINAIS

DOS QUERIDOS ANIMAIS

NO CAMPO LHES ACOMPANHAR

CAVALO RUSSO

O CACHORRINHO RAJADO

SÃO JÓIAS DO SEU PASSADO

QUE CHORA POR RECORDAR.

VAQUEIRO VELHO

POR ONDE VOCÊ ANDOU?

TEM HISTORIAS PRA CONTAR

DO TEMPO QUE CAMPEOU.

VAQUEIRO VELHO

POR ONDE VOCÊ ANDOU?

TEM HISTORIAS PRA CONTAR

DO TEMPO QUE CAMPEOU.

Eduardo Mendonça
Enviado por Eduardo Mendonça em 22/07/2009
Reeditado em 25/07/2009
Código do texto: T1713133