Nico espoleta
Nico espoleta um macaco popularmente conhecido pela bicharada, pelo seu jeito impulsivo, agitado e nervoso, vivia na floresta pulando de galho em galho, provocando os outros animais.
Nico gostava de poder, de controlar os outros.
Um dia em suas andanças pela floresta encontrou uma caixa de fósforo, perdida por caçadores. Não sabia exatamente para que servia, mas muito curioso, começou a futucar a caixa para descobrir como manusear. Logo percebeu que o atrito do palito de fósforo com a caixa provocava chamas de fogo e então saiu dizendo para a bicharada:
-Estão vendo, agora eu posso controlar o fogo.
E riscou um palito para mostrar seu poder de controle.
Todos os animais da floresta ficaram muito preocupados ao verem e ouvirem falar que Nico agora estava brincando com fogo, todos temiam o pior.
Nico começou a brincar com o fogo, colocava fogo em lugares na floresta e dizia:
-Observem, eu posso controla-lo. Quando começava a subir as chamas ele as apagava.
E desdenhava.
-Vejam, vejam eu posso controlar as chamas, agora estou ainda mais poderoso.
O tucano Timeu não exitou em dizer:
-Cuidado Nico. Não brinque com fogo, ele pode se tornar incontrolável.
Nico então disse:
-Que nada, está tudo sobre controle, agora sou poderoso, você está com inveja.
O sol estava brilhando forte e nas floresta havia muitas folhas secas no chão e Nico continuou suas demonstrações de poder.
Mais foi aí que de repente, as labaredas de fogo fugiram do seu controle, e a floresta começou a incendiar, o fogo foi tão intenso que todos os animais correram para tentar apagar e Nico não sabia mais o que fazer. Infelizmente uma grande parte da floresta foi incendiada e vidas foram perdidas. Nico ficou profundamente arrependido, quando viu diante dos seus olhos a destruição causada pelas suas mãos inconsequentes.
13/12/2023 8:30 da manhã.
Ilustração de Maria Clara dos Santos Gambarini