O Javali esperto
Havia na floresta um Javali chamado Tadeu, muito esperto e sempre conseguia se beneficiar dos outros animais pela sua esperteza.
Nas suas conversas era sempre melhor que os outros, sempre sabia mais que os outros e nunca aceitava que outro animal o tapeasse.
Sua esperteza era tão grande que ele vivia se beneficiando do esforço dos outros animais.
Seu maior sonho era ser rico, ter comida em abundância, ter alguém para servi-lo e viver na sombra e ter água fresca.
Certa vez em suas andanças, fugiu da floresta, encontrou uma estrada em meio a mata e foi seguindo-a, dizendo estar farto dos bichos da floresta, que nenhum animal prestava e que ele finalmente realizaria seu sonho.
Depois de muitas andanças encontrou um grande galpão cheio de animais e na sua esperteza conseguiu entrar sem que ninguém o percebesse e viu vários javalis, todos na sombra, com água fresca e comida a vontade. Viu um grande corredor, achou um máximo, cada javali tinha seu lugar e Tadeu logo pensou “Realizei meu sonho. Mas antes preciso conseguir entrar em um desses lugares”.
Esperto como sempre, se aproximou de uma das grades e viu um Javali dormindo e o chamou:
-Ou, você aí? Qual é o seu nome?
-Opa, meu nome é Nicolau. E o seu?
-O meu é Tadeu.
-Quais ventos o traz nesse horrível, opa, desculpa, horizonte de lugar?
-É porque essa é a vida que sonhei, ter tudo do bom e do melhor e nem fazer esforço.
-Que bom está no lugar certo Tadeu. Quer desfrutar um dia dessa minha vida? Indagou Nicolau.
Esperto como sempre, Tadeu aceitou sem demora e ainda pensando “vou tapear esse idiota”.
- Sim como posso fazer? Perguntou Tadeu.
-Simples respondeu Nicolau – basta abrir o portão e ficar aqui no meu lugar.
-Só se for agora – respondeu empolgado Tadeu.
Então assim fizeram.
Tadeu abriu o portão e Nicolau saiu correndo sem demora para fora do galpão e sumiu mato adentro, enquanto Tadeu desfrutava do seu sonho. Comida toda hora, água a vontade e sombra.
Passou vários meses e Tadeu estava já muito gordo, quando de repente um homem veio e o levou para a sala que dizia ser vip, só para os melhores. Ah para Tadeu, ele estava indo para o céu.
Tadeu foi amarrado e o homem veio em sua direção com uma faca amolada, ele pensou que teria mais uma bela surpresa, o homem cortaria uma comida deliciosa para servi-lo, porém, Tadeu foi surpreendido, quando o homem veio e usou a faca amolada para cortar o seu pescoço.
Ilustração de Maria Clara dos Santos Gambarini