Morte de Jesus em 03 de abril do ano 33, sexta-feira da Paixão de Jesus.
Quando Jesus morreu? 7 pistas nos indicam a data
https://www.acidigital.com/noticia/47745/quando-jesus-morreu?-7-pistas-nos-indicam-a-data
Em um artigo publicado no National Catholic Register, o escritor Jimmy Akin dá algumas pistas para tentar determinar quando esse evento histórico ocorreu.
"Sabemos por outras fontes que serviu como sumo sacerdote entre 18 e 36 d.C., de modo que isso situa a morte de Jesus nesse período", acrescentou.
O escritor indicou que "todos os quatro evangelhos coincidem em que Jesus foi crucificado por ordem de Pôncio Pilatos", que serviu como governador da Judéia de 26 a 36 d.C., o que reduz a possibilidade em 8 anos.
Akin acrescentou que este ano foi especificamente o 29 d.C. e, uma vez que os Evangelhos indicam que o ministério de Jesus aconteceu depois que João Batista começou o seu, "a morte de Cristo teve que ser em um período de 7 anos: entre 29 e 36 d.C.".
O escritor destacou que, de acordo com a Enciclopédia Judaica, sexta-feira é chamada de 'Ereb Shabat’ (A véspera do sábado), cujo termo 'Ereb admite o significado de "tarde" ou "mistura", mostrando que sexta-feira é o dia "onde começa o sábado, ou o dia em que se prepara a comida tanto para o próprio dia como para os dias seguintes”.
"Isso elimina seis dos dias da semana, mas ainda havia muitas sextas-feiras entre 29 e 36 d.C.", assinalou.
"Os Evangelhos também coincidem em que Jesus foi crucificado na festa anual da Páscoa (Mateus 26, 2; Marcos 14, 1; Lucas 22, 1; João 18:39)", assinalou Akin.
O escritor ressaltou que, segundo João, na manhã da Sexta-feira Santa "as autoridades judaicas ainda não haviam feito a refeição da Páscoa", o que mostra que a Páscoa era celebrada “começando no que chamaríamos de sexta-feira à noite”.
Akin indicou que dos oito anos entre 29 e 36 d.C., apenas em dois o início da Páscoa foi celebrado em uma sexta-feira, sendo essas datas a sexta-feira, 7 de abril de 30 d.C.; e sexta-feira, 3 de abril de 33 d.C.
“Isso significa que o ministério de Jesus deve ter durado pouco mais de dois anos. Um tratamento mais completo revelaria que durou cerca de três anos e meio, mas mesmo supondo que tenha começado imediatamente antes da Páscoa número 1, o acréscimo de mais duas Páscoas mostra que durou pelo menos mais de dois anos”, afirmou.
"Como resultado, a data tradicional da morte de Jesus, sexta-feira, 3 de abril de 33 d.C., deve ser considerada correta", enfatizou.
Akin indicou que “Mateus, Marcos e Lucas registram cada um que Jesus morreu por volta da 'hora nona'”, que na hora atual seria por volta das 15h.
"Isso nos permite reduzir o tempo da morte de Jesus em um momento muito específico da história: por volta das 15h na sexta-feira, 3 de abril de 33 d.C.”, concluiu.
https://www.acidigital.com/noticia/47745/quando-jesus-morreu?-7-pistas-nos-indicam-a-data
____________________________
Morte de Jesus em 03 de abril do ano 33, sexta-feira da Paixão de Jesus.
J B Pereira
Jaguariúna, 25/10/2024.
Houve um eclipse.
O Evangelho disse que teve terremoto, escuridão em Jerusalém. Mortos saíram dos túmulos...
"Os textos do Evangelho de São Mateus, Marcos e Lucas (Mt. 27,45, Mc. 15,33, Lc. 23,45) têm em comum a menção da "escuridão que cobriu toda a terra desde a hora sexta até a hora nona" (em horas canônicas), ou seja, do meio-dia às três da tarde, imediatamente antes da morte de Jesus. O Evangelho de Lucas interpreta a escuridão como um eclipse do sol, enquanto São Mateus acrescenta o fenômeno de um terremoto na terra e a rachadura de pedras e rochas."
https://www.tempo.com/noticias/ciencia/sexta-feira-santa-por-que-o-dia-escureceu-na-crucificacao-de-jesus-pascoa.html